Vigilância em Saúde Ambiental realiza ação voltada à solução alternativa de abastecimento de água em Itabaianinha

postado em: Notícias | 0

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta sexta-feira, 5, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas para os problemas ambientais, bem como para a preservação dos recursos naturais. Uma das ações que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando por meio da coordenação de Vigilância Sanitária, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a coordenação de Vigilância Sanitária de Itabaianinha é apoiar os gestores das Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água (SAC) na implantação de uma técnica alternativa e inspeção da água em Itabaianinha.

Para o consumo de água de forma segura é necessário que ela seja tratada corretamente. O gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, que integra a Vigilância Sanitária, Alexsandro Xavier Bueno, explica o processo realizado em Itabaianinha. “O trabalho consiste em modalidades de abastecimento coletivo destinadas a fornecer água potável, com captação subterrânea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição”, conta.

Ainda segundo Alexsandro Bueno, a ação avalia as condições de operacionalidade, além de aferir qualidade da água fornecida, mediante a realização de análise físico-químicas.

“São coletadas amostras de água tratada dos poços para posterior envio ao Laboratório de Saúde Pública de Sergipe (LACEN/SE). No caso destas Soluções Alternativas de Abastecimento, um serviço contínuo de vigilância em saúde evita a ocorrência de diversas enfermidades de transmissão hídrica, a exemplo das doenças diarreicas causadas por vírus e bactérias, cólera, verminoses, hepatites, giardíase, etc”, disse.