Simão Dias, Glória e mais dez municípios recebem a Brigada Itinerante em junho

postado em: Destaque 2, Notícias | 3

Por Ítalo Duarte

aedes - brigada itinerante - dengue (1)O mês de maio ainda não terminou, mas a agenda de junho da Brigada Itinerante já foi definida e divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A força-tarefa gerenciada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) para combater o Aedes aegypti vai percorrer Simão Dias, Nossa Senhora da Glória e mais dez municípios sergipanos.

 

Após finalizar o calendário deste mês nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 31, no município de Lagarto, a Brigada inicia esta semana a agenda de junho em São Domingos, dias 1 e 2, e Nossa Senhora Aparecida, no dia 3.

 

Além destes, outros municípios estão na lista: Porto da Folha, Siriri, Salgado, Moita Bonita, Rosário do Catete, Pedrinhas, Capela e Aquidabã.
Brigada Itinerante

 

A equipe da Brigada Itinerante conta hoje com 100 agentes de endemias que trabalham no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus nos municípios sergipanos, seguindo uma programação diária.

 

aedes - brigada itinerante - dengue (2)Só este ano, a Brigada já visitou mais de 126 mil imóveis em todo o Estado. Dos mais de 88 mil criadouros inspecionados pelo brigadistas, 13 mil foram tratados e 74 mil foram eliminados, com possíveis presenças de larvas do Aedes aegypti.

 

Cuidados em casa

 

Além das efetivas ações dos agentes, é preciso que a população se mantenha ainda mais consciente da importância de evitar possíveis criadouros do mosquito em casa. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.

 

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada. Algumas dicas são: tampar os tonéis e caixa d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo, manter lixeiras bem tampadas, deixar ralos limpos e com aplicação de tela, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, limpar com escova ou bucha os potes de água para animais, retirar a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa e, também, de eletrodomésticos como geladeira e climatizador.