SES programa Oficinas E-SUS AB para capacitação dos municípios em 2019

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), já está com as próximas Oficinas E-SUS AB programadas para iniciar em janeiro de 2019. O objetivo das oficinas é capacitar e monitorar todos os municípios sergipanos no uso do sistema E-SUS AB, de forma a qualificar a informação e melhorar os indicadores, gerando notas mais altas no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde (MS) e, consequentemente, o aumento de recursos.

Segundo o referência técnica do E-SUS em Sergipe, Geraldo Pires, esse trabalho é uma iniciativa da SES. “Anteriormente, as capacitações eram realizadas pelo Ministério da Saúde e os municípios precisavam viajar até Brasília, o que gerava muitas reclamações. Então, a SES trouxe para si essa responsabilidade e assumiu o compromisso de ir aos municípios, com uma estrutura completa, para realizar a capacitação com os profissionais das equipes de Saúde, reduzindo suas despesas com deslocamento”, explica Geraldo.

Para receber a Oficina E-SUS AB é necessário que os municípios encaminhem Ofício de Solicitação para o secretário Dr. Valberto de Oliveira na SES, aos cuidados da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, informando o telefone para contato do técnico responsável ou da coordenação de Atenção Básica para que possa ser feito o agendamento prévio.

“É de extrema importância que os municípios do estado de Sergipe capacitem seus profissionais, mesmo que esses digam que já são capacitados, porque o sistema mudou muito. O Ministério da Saúde mudou os critérios para alimentar as informações no sistema, que se tornaram mais rigorosos. É preciso corrigir e qualificar as inconsistências que são geradas por erro de digitação ou falta de preenchimento dos campos. As fichas bases para validação de qualquer atendimento, procedimento, visita domiciliar, atividade coletiva, atendimento odontológico, se não tiverem a validação com base na ficha de cadastro individual e domiciliar de forma perfeita, serão invalidadas no sistema, ou seja, não vai gerar indicador, e se não gera indicador o recurso do município tende a diminuir. Não basta, por exemplo, preencher somente os campos das fichas que estão com asterisco”, ressalta o referência técnica.

Municípios como Itaporanga, Estância, Divina Pastora e Indiaroba já são referências no estado de Sergipe, de acordo com Geraldo Pires. “Eles estão alimentando o sistema corretamente e gerando indicadores muito melhores. Provavelmente agora, no próximo ciclo do PMAQ, terão uma nota muito maior” conclui.

Publicado: 28 de dezembro de 2018, 15:40 | Atualizado: 28 de dezembro de 2018, 15:40