SES coordenará III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental (GVSAM), estará coordenando a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá no auditório da Didática V, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no próximo dia 16, das 8h às 17h.

A conferência é uma ação de educação ambiental que busca estimular diálogos participativos, enfatizando a importância da ação coletiva e da atuação em rede. Trata-se de um processo democrático e participativo nas escolas, que reúne estudantes, professores e comunidade escolar para refletir sobre as questões socioambientais, e assim elaborar um projeto de ação com o objetivo de transformar sua realidade e escolher representantes que levam adiante as ideias acordadas.

Segundo o fiscal sanitário da SES, Ricardo Tavares, que atua na GVSAM, a organização do evento estadual conta com a atuação de uma comissão organizadora, que abrange ainda órgãos, como a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Secretaria de Estado da Educação, Universidade Tiradentes (Unit) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Enquanto servidor da saúde estarei orientando os alunos numa sala específica para seleção dos estudantes de escolas regulares públicas e particulares, para escolha de um aluno quilombola e de um indígena, que possuem vaga garantida na etapa nacional desse grande evento. Ou seja, além de coordenar a ação, trabalharemos de forma inclusiva”, pontuou Tavares.

No próximo dia 16, a abertura do evento estadual se dará com a composição da mesa e apresentação dos coordenadores de Educação Ambiental. Em seguida, será ministrada palestra com tema ‘Educação Ambiental, Juventude e Cuidados com a Água’. Oficinas também serão realizadas e no encerramento a plenária final para a escolha do projeto de ação, bem como dos delegados e delegadas destinados à etapa nacional.

Conferência Nacional

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) acontecerá em 10 de junho, em Brasília, mediante esforços do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. O evento visa mobilizar escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental, anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

A V CNIJMA, que terá como tema, ‘Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas’ é uma ação que contribui para a implementação da Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental, e da Lei Federal nº 9.433/97 (Lei de Águas), que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Essa é mais uma oportunidade de revisitar os documentos de referência como – a Carta da Terra, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A V CNIJMA também acontece no âmbito do compromisso brasileiro com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta agenda possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem implementados durante os próximos 15 anos.

Publicado: 8 de maio de 2018, 18:42 | Atualizado: 8 de maio de 2018, 18:42