SES celebra o Dia Mundial da Higienização das Mãos

A higienização das mãos ganhou bastante atenção da sociedade do mundo todo com a pandemia do novo coronavírus. Essa atitude considerada básica de higiene sempre foi muito incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007, que instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Este ano no contexto da Campanha global da OMS: “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) celebra a data fazendo alusão à importância do ato no dia a dia.


A data tem como objetivo estimular todos os serviços e profissionais de saúde a desenvolver ações que reforcem a adesão à prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).


A biomédica sanitarista do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Relacionado a Assistência à Saúde (Nespciras), Maíza Daiane, relata que a data mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão a essa prática nos serviços de saúde e entre a população. “Este ano, o tema da campanha está alinhado ao importante papel que os profissionais de saúde e toda a comunidade têm em instituir esse hábito que é uma das ações mais eficazes para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a Covid-19”, diz a biomédica.


O que pode parecer um ato simples, na verdade é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes. Dentre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, tendo como exemplo, a higienização das mãos é uma das iniciativas que garantem aos pacientes e profissionais proteção contra várias doenças. A higienização das mãos deve ser um hábito contínuo, tendo em vista que fungos, bactérias e microrganismos estão sempre presentes no nosso ambiente.


A lavagem das mãos é uma das ações mais eficazes para combater a transmissão de doenças, incluindo a Covid-19. A higiene deve ser frequente e realizada com sabonete líquido, água corrente e álcool em gel. Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a população, por meio de uma medida simples como esta, podem desenvolver um papel importante na prevenção das infecções.


“Além disso, a higiene das mãos (com sabonete líquido e água ou com preparação alcoólica) quando realizada de forma correta e frequente nos serviços é a principal ação para prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde e com isso, salvar vidas”, destaca Maíza.

Correta Higienização
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização correta das mãos deve ser feita da seguinte maneira:

  1. Molhe as mãos com água
  2. Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos
  3. Friccione as palmas das mãos entre si
  4. Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa
  5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais
  6. Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem e vice-versa
  7. Friccione o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa
  8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa
  9. Enxágue bem as mãos com água
  10. Seque as mãos com papel toalha descartável
  11. No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha

O mesmo processo deve ser feito com o uso de preparações alcoólicas, mas sem o enxágue e secamento das mãos.

Publicado: 5 de maio de 2021, 15:54 | Atualizado: 5 de maio de 2021, 15:54