Secretário de Atenção Primaria à Saúde do Ministério da Saúde visita Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, referência na assistência às mães e bebês de alto risco no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu na tarde desta sexta-feira, 05, a secretária do Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e o Secretário de Atenção Primaria à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente. A visita técnica teve como objetivo conhecer o funcionamento e a estrutura da MNSL, no sentido de oferecer melhorias e qualidades para os pacientes.

Eles percorreram todo o espaço físico da maternidade para conhecer a estrutura física a exemplo da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucinco). Também visitaram as alas rosa, verde e azul, além da sala de manejo e conheceram os serviços prestados no local aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na oportunidade, a superintendente da unidade, juntamente com a secretaria do Mércia Feitosa , explicou as rotinas de atendimento e os trabalhos desenvolvidos pela instituição. “Foi um momento de apresentar nosso cenário, nossa estrutura, um momento de discutir as possibilidades de novos projetos para o Estado e fortalecer nossa rede”, avaliou Mércia Feitosa.
Lourivania Prado enfatizou que a presença dos Secretários significou um momento para conhecer todo nosso perfil de atendimento e principais dificuldades na assistência prestada., além de oferecer apoio nas principais necessidades, tanto estrutural como o trabalho em rede. “Recebemos a equipe do Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria do Estado, nesse momento que eles estavam tratando da parte da Atenção Básica e vieram conhecer o serviço de referência que é o reflexo do cuidado a ser realizado desde a atenção primária para que tenhamos bons resultados’’, disse a superintendente da MNSL.
“Estamos aqui hoje com o Previne Brasil, capacitando todos os gestores municipais de Sergipe e como na minha secretaria existe a parte materna infantil eu também sou obstetra eu fiz questão de, com a secretária Estadual de Saúde, visitar a maternidade, ver as condições do local e no que for possível contribuir para melhorar. Nesse mês do novembro roxo, que é o mês da prematuridade, nós aumentamos as ações do ministério com relação aos estados, e municípios para diminuir a prematuridade, que é a maior causa de morte infantil na atualidade”, disse Raphael.

Prioridade

O Assessor Institucional do Ministério da Saúde, Davi Lima Valente Calazans, observou que o secretário além de médico obstetra, tem a pauta da saúde da criança e da mulher. “Tratamos as pautas do ciclo da vida e é primordial, trabalhar as sementes do amanhã, as crianças do amanhã. É preciso buscar solução, um meio de ampliar os atendimentos, já que a demanda tem sido grande. A visita foi positiva e, no que depender do secretário Raphael Câmara e do ministro Marcelo Queiroga, a pauta da vida, da criança e da maternidade será prioridade”, destacou.

Fotos: Flavia Pacheco

Publicado: 6 de novembro de 2021, 10:07 | Atualizado: 6 de novembro de 2021, 10:07