Secretaria Estadual de Saúde adota medidas para o fortalecimento da regionalização nas unidades hospitalares

postado em: Notícias | 30

Criados para funcionar como retaguarda para o atendimento da Rede Estadual de Saúde, os hospitais regionais devem ampliar alguns serviços para garantir o fortalecimento da regionalização. Para que a estratégia de descentralizar procedimentos hospitalares seja concretizada, algumas reuniões têm sido realizadas e nesta segunda-feira, 10, o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo e o diretor do Hospital Regional de Itabaiana (HRI), o médico Darcy Tavares.

A reunião teve como objetivo discutir a ampliação das cirurgias ortopédicas no hospital, hoje o HRI tem capacidade para realização de uma média de 60 procedimentos nessa especialidade. O aumento de oferta de cirurgias no interior deverá ser feita de forma articulada com o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), que poderá enviar pacientes para o HRI. “Temos que conversar com o Huse e redefinir alguns acordos, mas é possível fazer isso. O que é preciso é traçar um perfil de profissionais e pacientes dos dois hospitais”, analisa o diretor do HRI, Darcy Tavares.

A diretora de gestão de sistemas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Márcia Guimarães, vê o fortalecimento da regionalização como uma medida essencial para a melhoria dos serviços no estado, em especial no Huse. “O Huse precisa de ajuda, já estivemos com 111 pacientes somente na área de traumas e desses 64 podiam ir para hospitais de retaguarda. O que precisamos é articular os atendimentos da capital com o interior”, opinou.

Ainda na segunda-feira, o secretário Almeida Lima também conversou com representantes do Hospital Regional de Propriá (HRP), discutindo a integração dos hospitais numa rede que garanta atendimento rápido e eficiente. “O objetivo é ampliar cirurgias de maior complexidade como as ortopédicas. Ampliar esses serviços é melhorar a assistência à população”, explicou o secretário.

Gestores discutem o fortalecimento da regionalização
Entre os assuntos, a ampliação da oferta de cirurgia ortopédica no HRI
A reunião contou com a participação do deputado Luciano Bispo