Secretaria de Estado da Saúde realiza curso de reanimação neonatal para médicos da sala de parto da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) está realizando o Curso Reanimação Neonatal, o público alvo são médicos da sala de parto que atendem recém-nascidos com idade gestacional maior ou igual a 34 semanas. O evento começou no último dia 22  e segue até 25 de novembro na sala de Convivência da Ala Verde da maternidade.

O curso está acontecendo de forma híbrida, a parte teórica foi ministrada em formato on-line na noite do dia 22, pela Dra. Renata Tavares.  As aulas práticas começaram a ser ministradas na tarde do dia 23 e retornam na próxima quinta-feira, 25. Os instrutores participantes são credenciados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Segundo a pediatra, Roseane Porto, o curso visa aprimorar as práticas em reanimação neonatal da equipe médica da MNSL, visto que trata-se de um procedimento fundamental para a qualidade da assistência. Os participantes receberão o certificado pela Sociedade Brasileira de Pediatria com carga horária de 8 horas.

“O intuito do evento é promover estratégias de prevenção de sequelas neurológicas em crianças de alto risco, destacando  a importância de seguir as diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN/SBP)”, explicou Roseane. O pediatra neonatologia, Paulo Menezes, instrutor do curso de reanimação pela Sociedade Brasileira de Pediatria, disse que durante a qualificação são abordadas técnicas e atitudes para assegurar a vida dos bebês em situações de emergência. “O processo identifica anormalidades e capacita os profissionais para tomada rápida de decisão na realização dos procedimentos”, observou o neonatologista.

Publicado: 24 de novembro de 2021, 13:29 | Atualizado: 24 de novembro de 2021, 13:29


Publicações Relacionadas