Secretaria de Estado da Saúde lança jogo educativo sobre HIV/AIDS

O Jogo informativo sobre Prevenção Combinada, criado pelo setor de vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi lançado na manhã desta quarta-feira, 01, no Colégio Estadual Professor Acrisio Cruz. O objetivo do jogo é reforçar junto aos jovens a campanha “Conheça Novas Formas de Prevenção ao HIV: PEP E PREP. 

“Há aproximadamente duas décadas, a SES criou esse jogo, porém, a versão  precisou ser atualizada para incluir a prevenção combinada, ou seja, a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV( PrEP)” explicou o médico e gerente do Programa IST/AIDS, Almir Santana.

No colégio escolhido para ser o primeiro a experimentar o jogo, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, receberam de forma acalorada a visita de Almir Santana. O representante da SES orientou sobre as regras, mostrando que o tabuleiro foi construído  para divertir e informar sobre a transmissão do vírus HIV e, principalmente, para orientar  sobre a prevenção. 

“Estou emocionado porque esse é um projeto que vai ajudar aos jovens e a resposta deles foi muito positiva, vai circular o Brasil. É a Secretaria de Estado da Saúde criando estratégias para enfrentar essa luta contra a AIDS. A ludicidade é um importante meio para falar da prevenção, ela mexe com os sentimentos dos jovens, colocando-os como protagonistas e esse jogo estimula isso. Precisamos levar esse tema para as escolas e essa estratégia é uma forma de abrir o caminho para o diálogo”, fala Almir Santana com lágrimas nos olhos.  

Os jovens Natália Rodrigues e Williames Vieira, foram os primeiros a experimentarem o jogo, uma partida acirrada pelas ‘casas’ de cores vermelho, verde e azul, cada uma delas continha uma informação sobre o universo do HIV/AIDS. “Eu gostei de trabalhar com as cores, o vermelho faz voltar duas casas porque mostra situações de risco em que as pessoas podem pegar o vírus, as casas de cor verde falam as situações que não existe o risco de se infectar e o azul são as casas que abordam a prevenção, então, a gente avança duas casas”, relata com felicidade Willames que na competição ficou em segundo lugar. 

A vencedora do jogo, Natália, ficou muito feliz com o resultado e afirma que é possível aprender sobre o tema brincando. “Foi maravilhoso! Eu achei muito interessante porque quem não conhece o assunto vai aprendendo de forma leve e descontraída, quando chegar o momento de se relacionar já saberá como se prevenir. Os jovens geralmente fogem desse tipo de informação mais séria e o jogo incentiva a curiosidade em saber mais”, compartilhou a estudante que recebeu a camisa da campanha como prêmio. 

A diretora, Ana Paula dos Santos, expressou gratidão pela escolha do Colégio Professor Acrísio Cruz como primeira unidade a receber os jogos. “Fico feliz por sermos os pioneiros desse projeto que é de suma importância, principalmente, no retorno dos alunos às aulas presenciais. Essa iniciativa faz com que se sintam acolhidos e tenham conhecimento sobre as ISTs, pretendemos experimentar o jogo com as demais turmas”, expressa Ana Paula que é gestora há quatro anos. 

Publicado: 1 de dezembro de 2021, 19:42 | Atualizado: 1 de dezembro de 2021, 19:42