Secretaria de Estado da Saúde e UFS firmam duas novas parcerias

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Luiza Sampaio

Parcerias UFS FHS SES (3)O trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) deu um importante passo na manhã desta quarta-feira, 23. As instituições oficializaram mais duas parcerias essenciais para o desenvolvimento da saúde pública: a assinatura de portarias que criam as Comissões de Trabalho responsáveis pelo processo de Federalização do Centro Especializado em reabilitação, o CER IV; e do termo de convênio que objetiva a execução do Programa de Estágio Curricular Obrigatório para 14 cursos da UFS nas unidades da rede hospitalar estadual.

Na primeira agenda, o termo formaliza a criação de uma comissão, formada por membros da SES e da UFS, que vai avaliar e proceder os trâmites necessários para a transferência do CER IV, ainda em vias de construção, para a Universidade Federal de Sergipe.

Com isso, segundo explicou o secretário de Saúde, José Sobral, será possível integrar as políticas públicas e ações desenvolvidas nesta área. “Esse ato resulta em um processo de crescimento e profissionalismo dos estudantes que terão a oportunidade de aprender, na prática, como oferecer o melhor tratamento às pessoas com algum tipo de deficiência”, avaliou.

Para a assessora especial da Casa Civil, Eliane Aquino, levando em conta como as questões relacionadas aos portadores dos diferentes tipos de deficiências, sejam físicas ou intelectuais, foram conduzidas até agora, esse momento de hoje pode ser considerado histórico.

Parcerias UFS FHS SES (1)“Lá na frente veremos o reflexo desta parceria firmada, com profissionais que terão um novo olhar para o atendimento a esses pacientes, quebrando a retórica de que não se sabe lidar com o deficiente porque não se aprendeu na Academia”, opinou.

Estágio Curricular

Na segunda parceria oficializada hoje, a SES e a UFS vão proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar o estágio obrigatório e as aulas práticas de disciplinas curriculares nas unidades hospitalares da rede, de acordo com o oferecimento de vagas pela Secretaria.

“Realizamos a renovação deste termo de convênio, que terá duração de mais cinco anos, dando oportunidade aos estudantes de vivenciar o dia a dia do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclareceu a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SES, Lavínia Aragão.

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, acredita que essa será uma grande chance para o futuro profissional, oferecendo uma qualificação muito mais próxima da realidade que ele vai enfrentar.

Parcerias UFS FHS SES (2)“Para o serviço, os profissionais chegarão com muita vontade de aprender e cuidar dos pacientes, agregando valor aos processos desenvolvidos nas unidades hospitalares”, complementou José Sobral, ressaltando, ainda, “a alegria em poder estar presente em mais um momento de evolução da saúde pública em Sergipe”.

O reitor da instituição, Angelo Antoniolli, afirmou que o momento de hoje marca a propulsão de discussões que estão sendo feitas há dois anos, se materializando agora.

“Inquestionável a competência e a dedicação da equipe da Saúde do Estado. A UFS e a SES estão integrando suas ações, elaborando políticas públicas que vão refletir diretamente na qualidade de vida da população, e demonstrando a clareza dos nossos papeis”, concluiu.