Saúde capacita coordenadores de Imunização dos municípios para aplicação da vacina Pfizer

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização, realizou na tarde desta sexta-feira, 21, uma capacitação com os coordenadores de Imunização dos municípios sobre a utilização da vacina Pfizer, que traz particularidades que precisam ser observadas para que seja garantida a sua eficácia. O treinamento foi ministrado de forma remota do Centro de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, pela enfermeira do programa, Ana Beatriz Lira.

A capacitação abordou as características de manuseio e aplicação do imunizante no que diz respeito à temperatura, volume, diluição, apresentação, tipo de seringa e tempo de execução. “Mostramos que depois de recebida, a vacina deve ser armazenada em temperatura de até 30º; ser utilizada em até cinco dias; que precisa ser diluída em soro fisiológico; e que contém seis doses por frasco. Além disso, detalhamos as questões pertinentes à aplicação. Normalmente são utilizados 0,5 mil de um imunizante. No caso da Pfizer, a dose é de 0,3 ml, o que exige uma seringa diferenciada para facilitar a aplicação”, relatou.

A distribuição da vacina da Pfizer será feita nesta segunda-feira, 24, a pedidos dos municípios que levaram em conta a logística que o imunizante exige. Assim, terão os demais dias da semana para executarem a campanha de vacinação, que atende atualmente os grupos prioritários das comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes permanentes, professores das redes pública e privada em sala de aula, bem como as forças de segurança. Para atender toda a demanda, serão enviadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca/Butantan.

De acordo com Ana Lira, a Secretaria de Estado da Saúde enviará para os municípios nesta segunda-feira, 86.730 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 44.640 para a primeira dose e 42.090 para a segunda. Ela lembra que o tempo entre a primeira e segunda aplicação destes dois tipos de imunizantes é de 12 semanas.

Publicado: 21 de maio de 2021, 15:47 | Atualizado: 23 de maio de 2021, 21:57


Publicações Relacionadas