Samu realiza quase dois mil atendimentos na última semana

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Conforme dados coletados entre os dias 22 e 28, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Sergipe somou 1.928 atendimentos realizados pelas equipes assistenciais.  Nesse período, 4.352 chamadas foram enviadas à Central de Regulação através do ramal 192. Dessas chamadas, os trotes chegaram a 223 e as ligações por engano, 385, o que representa 32% de acionamentos sem utilidade.

A assistência pré-hospitalar realizada por equipes de suporte básico somaram 754 atendimentos e as de suporte avançado, 230. As quedas de motos lideraram no número de ocorrências, superando o número de casos de ferimentos por armas de fogo em 65%. Os ferimentos por arma branca foram motivos para nove atendimentos, o mesmo número referente a atropelamentos. Já o menor número de acionamentos se deu em casos de colisão entre carros, totalizando três ocorrências.

SRIHA

O Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha) realizou no mesmo intervalo de tempo 547 transportes. Dessas, 404 remoções assistenciais e 21 remoções de gestantes de baixo risco, em trabalho de parto. A realização de exames e procedimentos geraram no Sriha 318 procedimentos, 59% do total de demandas.

O Sriha vem contribuindo cada vez mais para o fortalecimento da Rede Hospitalar de Saúde através da otimização dos leitos da Rede Estadual em Sergipe. O conta com uma equipe profissional formada por 82 funcionários, entre enfermeiros, condutores, administrativos, gerentes, coordenador e telefonistas. As remoções são realizadas em ambulâncias tipo A e B, que estão equipadas conforme padrão do serviço.