Samu dá dicas para aproveitar feriados com segurança

postado em: Destaque 3, Notícias | 0

 

Por Herieta Schuster

 

O feriado da Proclamação da República será na terça-feira, 15. Porém, muitos irão imprensar com a segunda-feira, 14, e o fim de semana. Para algumas pessoas, o feriado é sinônimo de descanso. Para outras, muita diversão e folia. Indiferente de qual seja a opção para aproveitar, alguns cuidados com a segurança são imprescindíveis para que o passeio não vire uma grande dor de cabeça.

 

Para isso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) preparou algumas dicas simples que podem evitar surpresas desagradáveis e ser a garantia de um passeio tranquilo.

 

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Ronei Barbosa, relata que, infelizmente, o campeão de ocorrências atendidas pelo serviço é a falta de práticas preventivas e de atitudes seguras, responsáveis pelos inúmeros incidentes.

 

“Apesar de ser do conhecimento de todos que álcool e direção não combinam, nos deparamos diariamente com essa triste realidade. A primeira dica é: se beber não dirija em hipótese alguma. Eleja o amigo da ‘rodada’ que será responsável pela direção para que o feriado seja divertido e sem transtornos. Usar o cinto de segurança é obrigatório”, adverte Ronei, reforçando também o cuidado com os motociclistas.

 

“Ao pilotar motos, não esquecer de usar o capacete, não passar os limites de velocidade, nem fazer ultrapassagens inseguras. Muita atenção”, frisa.

 

Feriado remete praia, piscina, passeios… E para curtir com tranquilidade, use protetor solar e beba bastante líquido. Use chapéus, bonés e óculos escuros para se proteger do sol, evitando, assim, a insolação.

 

Ronei Barbosa chama atenção para que os pais fiquem atentos aos filhos pequenos.

 

“Se levar crianças à praia, utilizem pulseiras para identificar os menores com nomes e telefone de contato. Avaliem a condição do mar e o local onde podem mergulhar diminuindo consideravelmente o risco de afogamento. O cuidado com a alimentação também é muito importante, evitando comidas gordurosas e que desconheça a procedência. Faça uma avaliação geral no seu veículo, antes de pegar a estrada e respeite as sinalizações de trânsito durante a viagem”, orienta.