Samu contabiliza mais de 600 atendimentos com envio de viatura no final de semana

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Júnior Matos | Foto: Ricardo Pinho

acidente_samu_foto RicardoPinhoNo último fim de semana, de 13 a 15 de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) contabilizou 653 atendimentos com necessidade do envio de viatura. Gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS), o serviço é responsável pelos atendimentos de assistência pré-hospitalar na Rede Estadual de Saúde no âmbito do Sistema de Único de Saúde (SUS).

 

Na temporada, a Central de Regulação direcionou 322 pacientes para as Unidades de Suporte Básico (USB) e 74 para Unidades de Suporte Avançado (USA).

 

“Entre as principais ocorrências, as quedas de motos lideram o ranking com 38 atendimentos, seguidos por quedas de alturas ou da própria altura, com 11 casos. Foram, ainda, 7 casos de agressões físicas. Também foram registrados atendimentos de causas clínicas, capotamentos, entre outros”, avalia a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

 

Ainda no final de semana, foram registrados 13 atendimentos realizados com motolâncias.

 

“Elas chegam de 3 a 5 minutos antes das ambulâncias e dinamizam, ainda mais, o tempo resposta no momento das ocorrências”, relata Glícia Ramos.

 

Atualmente, o Samu 192 Sergipe dispõe diariamente de duas duplas de motossocorristas, que também que são técnicos em enfermagem. Os profissionais são submetidos ao curso de direção defensiva que acontece em parceria com a Polícia Rodoviária Federal de Sergipe (PRF/SE), de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde (MS) de número 2.971/08.