Samu 192 Sergipe lança projeto “Educação em Serviço” para aprimorar atendimento prestado por seus profissionais

Por Júnior Matos

Foto Samu educação em serviçoSempre em busca da melhoria no atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) lançou na última semana o projeto piloto intitulado “Educação em Serviço”. A ação educativa traz como proposta pedagógica a realização de capacitações, de curta duração, realizadas no horário de trabalho dos profissionais, com temáticas baseadas nas problemáticas mais comuns encontradas no cotidiano do atendimento pré-hospitalar móvel. 

“As equipes que estão de plantão são acionadas aleatoriamente, nos períodos da manhã e tarde, e durante aproximadamente 90 minutos participam de discussões e atividades práticas envolvendo temáticas do cotidiano, a fim de ajustar condutas e aprimorar o atendimento aos usuários. Vale ressaltar que, durante a capacitação, a região de abrangência, atendida por esta equipe, fica coberta por outras equipes da regional, garantindo, desta forma, assistência à população em caso de necessidade”, explica o coordenador de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

 

Foto Samu educação em serviço 2O curso é conduzido pela equipe de facilitadores do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe (NEP). “Inicialmente, utilizaremos o mês de fevereiro como piloto para avaliação dos impactos positivos trazidos pelo projeto “Educação em Serviço” e, posteriormente, com o aprendizado adquirido neste período, elaboraremos um cronograma anual para que 100% das nossas equipes sejam capacitadas”, ressalta Ronei Barbosa.

Outros benefícios

Enquanto os profissionais são capacitados, as unidades móveis de atendimento do Samu 192 Sergipe são vistoriadas e submetidas ao processo de higienização, manutenção preventiva e conferência dos materiais e equipamentos de suporte à vida, necessário durante a prestação do atendimento.

Publicado: 22 de fevereiro de 2016, 20:11 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2016, 20:11