Por Júnior Matos
Sempre em busca da melhoria no atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) lançou na última semana o projeto piloto intitulado “Educação em Serviço”. A ação educativa traz como proposta pedagógica a realização de capacitações, de curta duração, realizadas no horário de trabalho dos profissionais, com temáticas baseadas nas problemáticas mais comuns encontradas no cotidiano do atendimento pré-hospitalar móvel.
“As equipes que estão de plantão são acionadas aleatoriamente, nos períodos da manhã e tarde, e durante aproximadamente 90 minutos participam de discussões e atividades práticas envolvendo temáticas do cotidiano, a fim de ajustar condutas e aprimorar o atendimento aos usuários. Vale ressaltar que, durante a capacitação, a região de abrangência, atendida por esta equipe, fica coberta por outras equipes da regional, garantindo, desta forma, assistência à população em caso de necessidade”, explica o coordenador de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.
O curso é conduzido pela equipe de facilitadores do Núcleo de Educação Permanente do Samu 192 Sergipe (NEP). “Inicialmente, utilizaremos o mês de fevereiro como piloto para avaliação dos impactos positivos trazidos pelo projeto “Educação em Serviço” e, posteriormente, com o aprendizado adquirido neste período, elaboraremos um cronograma anual para que 100% das nossas equipes sejam capacitadas”, ressalta Ronei Barbosa.
Outros benefícios
Enquanto os profissionais são capacitados, as unidades móveis de atendimento do Samu 192 Sergipe são vistoriadas e submetidas ao processo de higienização, manutenção preventiva e conferência dos materiais e equipamentos de suporte à vida, necessário durante a prestação do atendimento.