Samu 192 Sergipe amplia ações voltadas à educação em saúde

postado em: Notícias | 0

 

Por Morgana Barbosa

 

 

Além de garantir à população sergipana a assistência pré-hospitalar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) avança no sentido da educação em saúde, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP). Projetos como “Sou Amigo do Samu”, “Motociclista Vivo” e o “Salve” ampliam a atuação do serviço em um esforço preventivo e de promoção da saúde.

 

“O objetivo é aproximar o Samu 192 Sergipe do usuário a fim de que possa utilizar o serviço adequadamente e conscientizar sobre o seu papel na adoção de práticas preventivas”, esclareceu o gerente do NEP do Samu, Ronei Barbosa.

 

Carro chefe das ações educativas, o projeto “Sou Amigo do Samu – Não passo trote” ganhará maior abrangência no próximo ano. A iniciativa, que foi lançada em julho de 2014, tem como perspectiva combater os índices alarmantes de trotes registrados pelo serviço que, na época do seu lançamento, correspondiam a aproximadamente 45% das ligações.

 

De acordo com o gerente do NEP do Samu, o projeto contará com novas modalidades. Entre as ações relacionadas estarão: “Sou amigo do Samu – não uso celular ao volante”, “Sou amigo do Samu – uso capacete”, “Sou amigo do Samu – uso o cinto de segurança”, “Sou amigo do Samu – dou passagem para ambulância” e “Seja amigo do Samu – se dirigir não beba”.

 

“A ideia é trabalhar um tema diferente a cada mês, porém o “trote” continuará sendo o carro chefe do projeto, afinal refere-se ao problema que mais atrapalha o serviço. Consideramos todas as modalidades importantes, pois são campanhas de conscientização e o objetivo é justamente a prevenção e a promoção da saúde”, ressaltou Ronei Barbosa.

 

Desde a sua implantação, mais de mil pessoas já participaram desse projeto, entre elas estão crianças de 5 a 10 anos e seus pais.

 

Espaços como shoppings, escolas e outros locais com aglomeração de pessoas já receberam as ações transversais que alcançam a comunidade em geral. Adultos, jovens e crianças são envolvidos por meio de palestras educativas, panfletagem, blitz educativas e campanhas em redes sociais. A interatividade marca esse processo de formação de uma sociedade mais consciente.

 

Projeto Salve – Corrente de assistência à vida

 

Lançado em 01 de setembro de 2016, o Projeto Salve é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Sociedade Médica do Estado de Sergipe e Cooperativa dos Anestesiologistas.

 

Por meio dessa iniciativa a comunidade é treinada a reconhecer uma parada respiratória e a adotar medidas que dizem respeito à comunidade de forma geral. “As informações compartilhadas podem contribuir com a redução do índice de mortalidade a partir do aumenta de sobrevida do paciente”, destacou o gerente do NEP do Samu.

 

Motociclista vivo 

 

Motivado pelos altos índices de mortalidade envolvendo motociclistas no estado, o Samu 192 Sergipe e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) desenvolveram a campanha “Motociclista Vivo”. A ação ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2015 e contou com a parceria da Policia Rodoviária Federal, com o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) e Secretaria de Estado da Educação (Seed).

 

O projeto foi desenvolvido nas 20 maiores escolas do Estado de Sergipe para conscientizar, especialmente, o público jovem. Por meio de atividades interativas, além de conhecer medidas para redução de acidentes, o público pode aprender mais sobre o funcionamento do Samu e como utilizar o serviço.

“Sergipe foi considerado como estado campeão em mortes envolvendo motociclistas. Diante disso, acreditamos que conscientizando as pessoas que futuramente vão conduzir os veículos, teremos uma redução do número alarmante de acidentes”, considerou Ronei Barbosa.