Samu 192: Queda de moto lidera ranking de atendimentos por causas externas

Por Morgana Barbosa 

SAMU atendimento - Foto Ricardo Pinho (1)No último final de semana, de 20 a 22 de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 404 atendimentos com envio de viaturas, sendo 120 ocorrências por causas externas.  As quedas de motos estão entre os casos mais recorrentes nesse período, contabilizando 24 atendimentos. Já as colisões envolvendo carros e motos somaram 15 casos.  

 

“A tendência é que nessa época do ano as ocorrências classificadas como “causas externas” tornem-se ainda mais evidentes, por causa do período de chuvas, o que aumenta a chance de queda de moto, colisões e dos acidentes automobilísticos em geral”, avalia a superintende do Samu 192, Glícia Ramos.

 

As quedas ficaram em 2º lugar no ranking de casos externos do final de semana, totalizando 19 atendimentos, além de outros 15 casos de quedas da própria altura. Entre os pacientes atendidos em virtude de acidentes no trânsito estão sete por atropelamento, três por colisão entre motos, um por colisão entre carros.

 

Em relação ao total de atendimentos com utilização de viaturas, a Central de Regulação direcionou 315 pacientes para as Unidades de Suporte Básico (USB), 77 para Unidades de Suporte Avançado (USA) e 12 receberam assistência através de motolância. Vale destacar o grande número de trotes registrados, somente neste ultimo final de semana, que chegou a somar 215. 

 

Preparação

 

Com a proximidade do período junino, o Samu 192 vem se preparando para demandas recorrentes, como explica a superintendente do Serviço. “A época traz consigo os grandes números de queimados. Então precisamos nos programar para uma maior demanda desse tipo de atendimento”, reforça Glícia Ramos.

Publicado: 23 de maio de 2016, 19:40 | Atualizado: 23 de maio de 2016, 19:40