Resolutividade: Hospitais Regionais apresentam grande movimento no fim de semana

Por Bárbara Kruschewsky

Mais um final de semana movimentado nos Hospitais Regionais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS). Os números de atendimentos comprovam a resolutividade da Rede e contribuem para a descentralização do serviço de saúde pública.

No Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno, em Itabaiana, por exemplo, foram atendidos 607 pacientes do dia 8 ao dia 10 de abril.

“Deste total, 577 receberam alta, o que significa que 95% dos pacientes tiveram suas necessidades atendidas no mesmo dia e foram encaminhados para casa”, ressalta o superintendente Darcy Tavares. Ainda neste período, foram realizados 30 internamentos e nenhum paciente precisou ser removido para outra unidade.

Já o Hospital Regional de Estância realizou 720 atendimentos somente nesse fim de semana. Foram 10 internamentos e um total de 12 cirurgias realizadas. Segundo a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, 94,7% dos pacientes receberam alta. “Isso é um reflexo da resolutividade do Hospital Regional de Estância. O usuário do SUS tem sua demanda atendida aqui, sem a necessidade do deslocamento para o Huse”, garante a gestora.

Em Nossa Senhora da Glória, a unidade gerenciada pela FHS realizou 539 atendimentos nos últimos três dias, com 513 altas médicas. Segundo a superintendente Dejane Santana, 16 pacientes necessitaram de internamento e outros cinco foram removidos para outros hospitais da Rede Hospitalar Estadual.

“Foram quatro pacientes do setor clínico adulto e cinco do pediátrico. Casos de alta complexidade que necessitaram de remoção e foram reconduzidos através da nossa Central de Regulação”, informou.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu um número a cima da média no final de semana: foram 879 pacientes entre os dias 8 e 10 de abril, 625 na área clínica médica, 160 na pediatria e 94 na obstetrícia. “Apenas 20 pacientes ficaram internados. Os demais foram liberados logo após atendimento”, detalhou a superintendente, Genisete Pereira.

A unidade realizou apenas duas transferências para o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), devido à necessidade de conduta das especialidades médicas ofertadas pelo serviço de alta complexidade.

“A maternidade registrou 22 partos e seis curetagens, mantendo os plantões abertos e sem necessidade de transferência de gestantes para outros hospitais”, destacou a gestora.