Programa de IST/Aids de Sergipe promove ação interestadual em Penedo, Alagoas

postado em: Destaque 3, Notícias | 0

Por Luiza Sampaio

unidade fique sabendo - teste rápido - penedo (3)Através do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), a Secretaria de Saúde (SES) de Sergipe promove nesses próximos dois dias (23 e 24 de setembro), uma ação interestadual. Trata-se da “I Oficina de Prevenção”, atividade destinada aos profissionais de saúde de Sergipe (municípios da Região do Baixo São Francisco) e Alagoas (com a participação das cidades de Penedo, Igreja Nova e Piaçabuçu).

 

O evento ocorre no município alagoano de Penedo, contando, inclusive, com o apoio da Prefeitura local. “O foco principal é motivar os profissionais para ações de prevenção junto às populações vulneráveis, ampliando, também, a oferta dos testes rápidos na região”, ressalta o gerente do Programa Estadual de IST/Aids, o médico Almir Santana.

 

A oficina vai trabalhar informações sobre a prevenção combinada, uma nova estratégia que surge para fortalecer o enfrentamento à epidemia de HIV. “O método consiste no uso do Tratamento Como Prevenção (TCP), a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), além da essencial utilização da camisinha”, explica.

 

Também será destacada a importância dos municípios manterem um acompanhamento da situação dos casos de HIV positivos, além da essencial melhoria do pré-natal. Hoje à noite, haverá uma atividade de prevenção nas zonas de prostituição de Penedo, já que o índice de prostituição nessa região tem aumentado muito.

 

Já no sábado, a Unidade Móvel Fique Sabendo irá disponibilizar os testes rápidos na feira do município.

 

“Pretendemos expandir a ação para outras cidades que fazem divisa com o nosso estado, mantendo o monitoramento das ações e fortalecendo o trabalho de prevenção e cuidado com a população”, conclui Almir Santana.