Profissionais de saúde de Poço Verde discutem saúde do homem

O Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou capacitação com profissionais da saúde sobre saúde do homem. A ação ocorreu no município de Poço Verde e teve o objetivo de sensibilizar os profissionais de saúde sobre as doenças que mais afetam a vida do homem, como hipertensão, diabetes e colesterol, além das IST’s.

Segundo Almir Santana, os homens adoecem muito mais que as mulheres e consequentemente vivem menos. “Dificilmente os homens procuram uma unidade de saúde para a prevenção, por isso são mais vulneráveis e só procuram o médico quando ficam doentes. Entretanto, na maioria das vezes a doença já está em um estado avançado e isso dificulta bastante o tratamento”, disse o coordenador.

Durante a capacitação, também foram apresentados os perfis das doenças mais comuns entre os homens e as melhores formas de iniciar o tratamento deste público. Para o médico Almir Santana, inicialmente devem ser realizadas ações de prevenção no município. “É importante que haja locais para a disponibilização de preservativos como Unidades Básicas de Saúde e pousadas”, disse Almir Santana.

Além disso, os profissionais de saúde também foram aconselhados a solicitar, nas visitas domiciliares, que as pessoas realizem o exame de sífilis. “Os agentes de saúde devem andar com camisinhas e divulgar a importância dos homens fazerem o exame de sífilis. Para que isso seja feito, também estamos deixando materiais educativos com os agentes para que eles possam fazer este trabalho”, finalizou o coordenador do Programa IST/Aids.

Publicado: 28 de abril de 2017, 19:53 | Atualizado: 28 de abril de 2017, 19:53