Objetivos do CER IV são discutidos em segunda reunião para federalização do Centro

postado em: Destaque 3, Notícias | 0

Por Luiza Sampaio

CER IVDefinir um perfil de atendimento e os objetivos do Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV). Esse foi o objetivo da segunda reunião da Comissão de Federalização, formada por representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Hospital Universitário (HU), realizada no último dia 10. Já no encontro anterior, o grupo deixou clara a necessidade do CER IV trabalhar não somente com o atendimento clínico, mas com a finalidade de valorizar a capacidade de todos os pacientes, integrando-os na sociedade.

 

“A intenção é que a gente abra as portas do Centro com um perfil de atendimento já definido”, ressalta a coordenadora da Rede Estadual de Cuidados às Pessoas com Deficiência da SES, Alynne França.

 

Segundo ela, a comissão já visualiza a inserção intersetorial do CER IV, principalmente com a participação das secretarias de Estado da Educação e da Inclusão Social. “A própria Organização Mundial de Saúde já tem um escopo deste movimento. Uma Política de Atenção à Pessoa com Deficiência, mas olhando para o indivíduo no âmbito social e escolar, fazendo essa costura, principalmente, junto às famílias”, completa.

 

O chefe da Unidade de Reabilitação do HU, o fisioterapeuta Jader Pereira de Farias, integrante da Comissão, disse que a reunião serviu para definir os objetivos que estarão dentro do fluxo traçado entre as secretarias envolvidas e a universidade. Para ele, a realização dos encontros é importante para conhecer as necessidades das pessoas que serão atendidas no CER IV.

 

“É nesse momento de planejamento que realizamos o diagnóstico e traçamos as condutas dos profissionais. A parceria com a SES está sendo essencial para aproximar extensão e ensino da assistência, que serão os três pontos trabalhados no Centro”, finalizou.