Nutricionistas da MNSL garantem qualidade no cardápio de pacientes e acompanhantes

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Nutricionista é aquele que cuida da saúde através da alimentação. Na sexta-feira, 31, se comemora a atuação desse profissional que promove o equilíbrio para as vidas de tantas pessoas. A data visa homenagear os responsáveis por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas especificas. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 13 nutricionistas atuam nas alas da unidade e preparam dietas específicas para ajudar na qualidade de vida e saúde das pacientes. “Ser nutricionista é compartilhar felicidade no prazer de nutrir’’, disse a nutricionista Larissa Mota.

As informações da equipe do Serviço de Nutrição e Dietética da MNSL, mostram que nutricionista na saúde pública tem em vista a promoção da saúde em todas as fases da vida, desde o nascimento até o envelhecimento para a melhoria dos aspectos da alimentação saudável e segurança alimentar da população. “Ele é plenamente capacitado para trabalhar na Saúde Pública, já que, sua presença contribui para o cidadão na promoção, prevenção e manutenção da saúde a partir de observação”, disse Larissa.

Ela explicou, ainda, que é de grande importância que o nutricionista trace o diagnóstico sociocultural, fisiológico e tenha disponibilidade para alimentar e implantar orientações dietéticas necessárias fazendo alterações e adequando-as para cada grupo populacional. “Além dessa responsabilidade, o nutricionista está presente em ações que buscam a saúde coletiva e a segurança alimentar e nutricional, em locais como restaurantes, academias, creches, hospitais, docência e pesquisa, e indústria de alimentos. Atuam também em políticas públicas e programas institucionais que envolvem aleitamento materno”, observou.

Larissa lembrou que o nutricionista tem também a missão de fomentar iniciativas em educação alimentar e nutricional, seja para cada um ou para as coletividades. Com o desafio diário de promover a saúde e a qualidade de vida do brasileiro, orienta questões referentes à produção de alimentos, rotulagem nutricional e alimentação adequada e saudável dentro e fora de casa.

A Nutricionista Anaxágora Souza, informou que dentre as diversas áreas de atuação do nutricionista, existe a de Alimentação Coletiva. Está é responsável pela produção das refeições. A maternidade Nossa Senhora de Lourdes, por oferecer refeições às pacientes, acompanhantes e servidores, também conta com nutricionista voltada para está área.

 

Todas as refeições servidas são programadas e supervisionadas por nutricionista. A presença deste profissional garante uma produção adequada do ponto de vista nutricional e seguro no aspecto higiênico sanitário. “Considero que vários fatores contribuem para uma alimentação gostosa e de qualidade, mas com toda a certeza o principal é a segurança alimentar”. Comentou Anaxágora.

Ela disse que o nutricionista de produção, termo usado para aqueles que trabalham nesse ramo, garante todos esses fatores, uma vez que acompanha o processo desde a aquisição da mercadoria até o preparo e distribuição. Ela revelou que já há um cardápio especial preparado para comemorar o Dia do Nutricionista.

Boa alimentação

A nutricionista da Nutril Refeições, Mariana Caldas Santos, disse que as funções do nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública, onde avalia fatores da cultura de uma região. “Suas interferências político-sociais tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde de uma população através da boa alimentação.

Anaxágora reforçou que dentre as diversas áreas de atuação do nutricionista, existe a de Alimentação Coletiva. “Está é responsável pela produção das refeições. A maternidade Nossa Senhora de Lourdes, por oferecer refeições às pacientes, acompanhantes e servidores, também conta com nutricionista voltada para está área. Todas as refeições servidas são programadas e supervisionadas por nutricionista. A presença deste profissional garante uma produção adequada do ponto de vista nutricional e seguro no aspecto higiênico sanitário”, disse a nutricionista.

Pacientes

A gestante Dayse Souza Santos, internada na ala Rosa da MNSL, com 30 semanas de gestação, deu entrada na maternidade porque estava perdendo liquido.   ‘As nutricionistas são atenciosas, vem sempre perguntar tudo o que cada paciente gosta, a alimentação é bem saborosa”, comentou.

Laís Souza, 37 anos, mãe de Rebeca que nasceu no dia 27, contou que devido à pressão alta, a alimentação dela é praticamente sem sal, mas tudo colorido, e o almoço vem com salada e uma fruta. Já Mirele Costa, mãe da pequena Bruna, que nasceu com 33 semanas, comentou que a os horários da alimentação são certinhos.

 

 

Rotinas das nutricionistas da MNSL, nas Alas Rosa, Azul e Verde nas UTIN’S

 

ALA ROSA (gestantes)

 

Na Ala Rosa são ofertadas 35 refeições que podem ser diferentes já que nesta Ala, tem pacientes que tem Diabetes ou são hipertensas, informou a copeira dietista, Eliana dos Santos Rocha.

 

ROTINAS – ALA AZUL (puérperas)

Acompanhar distribuição das refeições; Acompanhar evolução de dieta conforme prescrição médica; Realizar visita, diariamente, em todas as pacientes; Verificar prescrições atualizadas (mães e RNs); Aplicar anamnese alimentar no momento da admissão na enfermaria; Realizar avaliação nutricional e necessidade de suplementação alimentar/intervenção nutricional de acordo com quadro clínico (evolução em prontuário);

 

ROTINAS – ALA VERDE (mães do Método Canguru)

 

Acompanhar distribuição das refeições; Acompanhar evolução de dieta conforme prescrição médica; Realizar visita, diariamente, em todas as pacientes Verificar prescrições atualizadas (mães e RNs); Aplicar anamnese alimentar no momento da admissão na enfermaria; Realizar avaliação nutricional e necessidade de suplementação alimentar/intervenção nutricional de acordo com quadro clínico (evolução em prontuário);