Novembro Azul: SES realiza semana de ações pela saúde do servidor

Em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre a atenção a saúde do público masculino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGSTE), ofertou na manhã desta segunda-feira, 23, no Centro Administrativo da Saúde (CAS), assistência médica voltada aos servidores do sexo masculino, como início das ações que serão desenvolvidas ao longo da semana.

O evento Novembro Azul – Saúde do Servidor, terá continuidade até a próxima sexta-feira, 27 e contará com diversas atividades, incluindo: verificação da pressão arterial, avaliação da glicemia capilar, avaliação e orientação nutricional, orientação sobre postura corporal e realização de atividades laborais. No primeiro dia, foram ofertados cuidados voltados para avaliação e orientação nutricional. Esta é uma iniciativa do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NAST), em parceria com o Projeto Servidor Zen.

De acordo com o idealizador e organizador do Projeto Servidor Zen, Glaudenilson José da Silva, ressalta a importância da semana Novembro Azul – Saúde do Servidor. “Todas as atividades têm como objetivo sensibilizar e orientar os servidores para os cuidados necessários com a sua própria saúde. Estamos realizando essa semana de cuidados, com a proposta de aprimorar o olhar voltado para o público masculino da SES e incentivá-los a cuidar da sua saúde”, disse Glaudenilson José da Silva.

Para muitos servidores, o ambiente de trabalho acaba se tornando a sua segunda casa, devido à grande quantidade de horas que passam no trabalho. Por isso, a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador, Larissa Prudente, destaca a necessidade de disponibilizar atividades relacionadas aos cuidados com a saúde e envolver os servidores para que a participação seja efetiva.

“Pensamos em fazer uma atividade exclusiva ao servidor por conta da necessidade real deles serem vistos. Por isso, estamos ofertando ações dentro do ambiente de trabalho para facilitar, de certa forma, adesão do servidor que por conta das suas atividades, acaba não priorizando os cuidados com a própria saúde. Portanto, estamos movimentando e envolvendo os servidores para fazer com que o maior número de homens, a partir das atividades ofertadas, se conscientizem para um olhar necessário sobre a sua saúde”, enfatiza a gerente.

O nutricionista Diego Almeida aceitou o convite e, voluntariamente, se disponibilizou a atender e orientar os homens sobre os cuidados nutricionais. “Essa está sendo uma experiência muito interessante. Cuidar do servidor público é de extrema importância, sem ele não seria possível fazer com o Sistema de Saúde funcionasse corretamente e integrado. Assim, hoje o meu trabalho é cuidar, orientar, e fazer uma avaliação desse pessoal, em relação a massa muscular, gordura, percentual de água, no sistema da balança. Estamos tendo uma ótima adesão, eles estão conversando e interagindo bem, durante a consulta”, destaca o nutricionista.

O auxiliar adminsitrativo dos Recursos Humanos da SES, José Mário Barreto, realizou os cuidados clínicos disponíveis nesta manhã e ressalta a satisfação em participar das atividades. “Essa é uma iniciativaacoesmuito importante, porque a prevenção salva vidas, por isso, é necessário sempre se prevenir. Eu sempre faço os exames de rotinas e estou atento quando o assunto é a minha saúde, mas não perco a oportunidade de me cuidar. Hoje testei a minha glicemia, pressão arterial e passei pelo nutricionista. Agora, vou só aguardar os resultados do exame de bioimpedância, que será enviado para o meu whatsapp”, ressalta o servidor.

O idealizador e organizador do Projeto Servidor Zen, Glaudenilson José da Silva, enfatiza que a Semana Novembro Azul – Saúde do Servidor conta com o apoio do Gabinete da Secretária de Saúde, da Assessoria de Comunicação (ASCOM), da Diretoria de Atenção Especializada e Urgência (DAEU), da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), do Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos (CADIM), do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e do Núcleo Estadual de Educação Permanente em Saúde (NEEPS), assim como dos demais servidores.

Publicado: 23 de novembro de 2020, 16:55 | Atualizado: 23 de novembro de 2020, 16:55