No fim de semana, Samu Sergipe realizou 498 atendimentos

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Júnior Matos

SAMU Motosocorristas - Foto Ricardo Pinho (1)O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) registrou  498 atendimentos neste final de semana (11 a 13 de março). Destes, 110 foram realizados com Unidades de Suporte Avançado (USA), 376 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 14 por motolâncias (veículos sobre duas rodas que garante um tempo de resposta mais ágil nas ocorrências).
“Durante o fim de semana foram 224 atendimentos clínicos em adultos. Já as causas externas representaram 196 atendimentos. Entre as principais ocorrências estão: colisão 48, queda de motocicleta 37, agressão física 13 e quedas de alturas ou da própria altura 10, afogamento 2”, pontua a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Ainda no fim de semana, 132 pacientes foram encaminhados pelo Samu ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). No período também foram registradas 195 orientações  médicas e 230 enganos.

Trotes

A prática errada de passar trotes para o Samu 192 Sergipe ainda, lamentavelmente, é constante. Somente neste fim de semana, mais de 500 chamadas do serviço foram trotes, o equivalente a 28% dos chamados.

“Falsas chamadas comprometem o tempo resposta e contribuem diretamente para o agravamento do quadro clínico do paciente ou até ocasionar um óbito. Além disso, o  deslocamento de viatura do Samu pode proporcionar o gasto financeiro desnecessário de recursos públicos e, ainda, prejudicar o trabalho das equipes de saúde do plantão”, esclarece Conceição Mendonça.