MNSL realiza palestra sobre Fisioterapia e a saúde da mulher

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), mais uma vez desponta com uma ação de responsabilidade social.  Na manhã desta quinta-feira, 15 a fisioterapeuta Lorene Caroline da Silva Ramiro, que levou aos  servidores palestra sobre “A Importância da Fisioterapia na Saúde da Mulher”.

Lorene esclareceu, tirou dúvidas e falou  da importância da fisioterapia nessa área, tão pouco conhecida. O convite surgiu por meio da nutricionista da unidade, Dinar Barros e do Núcleo de Educação Permanente da MNSL  em alusão ao outubro rosa.

O evento abordou o que  ocorre com a mulher, as questões das disfunções sexuais, o cuidado, as consultas e o tratamento da mulher. Durante o evento a fisioterapeuta  mostrou  peças anatômicas e estimulou a importância do auto conhecimento.

“As participantes aprenderam  exercícios voltados para o fortalecimento do assoalho pélvico e conhecidos como hipoprecivos, que são da barriga negativa, exercícios respiratórios e posturais para que trabalhe o fortalecimento da região abdominal e a postura”, disse a fisioterapeuta

A servidora Marisol Alves comentou que  durante a palestra aconteceu uma dinâmica para que todos pudessem ver a importância de se conhecer, isso fez o diferencial. A enfermeira Maria do  Carmo observou que  a  palestrante mostrou através das dinâmicas como ver o lado bom de si mesmo, e  revelou  a importância de serem observados defeitos e qualidades pessoais.  ” Foi muito bom,  a turma foi bastante participativa e conhecemos  sobre fisioterapia pélvica, conceito e  orientações “, declarou Maria do Carmo.

“Essa área da fisioterapia, a fisioterapia pélvica, antes era conhecida como uroginecológica e trabalha com a parte genital das mulheres e homens, nós trabalhamos na parte do auto conhecimento dessa região desde a musculatura até onde se localizam a ureta, vagina, também apresentei alguns problemas que podem acontecer nessa região e a importância dessa área de atuação é que é pra que elas tenham o maior cuidado nessa região, que cuidem bem porque é uma parte muito importante do corpo que não pode ser deixada de lado  pode trazer várias coisas boas para a saúde, inclusive a sexual’’, disse a fisioterapeuta.

Fisioterapia Pélvica – Lorene Ramiro, contou que a fisioterapia Pélvica é uma área de atuação da fisioterapia que lida com transtornos e disfunções da pelve, especialmente do assoalho pélvico (grupo de músculos que fecham a cavidade pélvica).

Dentre esses transtornos e disfunções, estão: incontinência urinária, incontinência fecal, disfunções sexuais (masculinas e femininas), prolapso genital, dor pélvica.