MNSL disponibiliza Manual em recepção com orientações às famílias com crianças sobre Covid-19

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

A Sociedade Sergipana de Pediatria elaborou o Manual de Orientação sobre Covid19 para famílias com crianças, e contou inclusive com a colaboração de pediatras que trabalham no ambulatório de retorno da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, informou a gerente do ambulatório, Catharina Costa.

O manual foi finalizado em junho de 2020 e foi divulgado pela doutora Roseane Porto que solicitou a impressão e que esse manual fosse deixado a disposição das mães, com todo o cuidado para evitar o contato das mães com o papel, de ficar uma trocando com a outra. “Pensamos em colocar na televisão e deixar passando. Temos duas recepções então ficaria passando nessas recepções ao longo do dia. As mães vão ter acesso às informações e didáticas necessárias.

A pediatra Roseane Lima Santos Porto, diretora Técnica da MNSL, falou que o manual tem a função de orientar os pais sobre diversos aspectos relacionados à Covid-19, tais como uso de máscaras por crianças, sinais e sintomas clínicos em pediatria, exames laboratoriais para diagnóstico, orientações sobre vacinação durante a pandemia, além de aborde situações especiais como a criança alérgica ou com outras doenças crônicas.

A pediatra do Ambulatório do Follow-up, responsável pelo seguimento ambulatorial das crianças com sífilis, toxoplasmose, rubéola e citomegalovirus, Helga Machado de Farias, disse que há uma equipe interessada, dedicada e que realizou o projeto com muita pesquisa e muito amor.

Helga explicou que no manual serão abordados temas como: “Como prevenir o contato das crianças com o novo Coronavírus”; Quais os cuidados que os pais precisam ter com as crianças durante a pandemia, inclusive no interior de casa; Quais sinais e sintomas podem ser de covid e quando os pais precisam procurar atendimento médico; Orientação de como proceder tendo uma pessoa contaminada em casa; Orientação sobre que exame fazer para diagnosticar a Covid a depender do tempo de doença; O que os pais precisam saber se vão ter um bebê durante a pandemia; Como proceder com crianças que tem doença crônica em tempos de covid e orientações sobre vacinação também durante a pandemia. “Tudo será exposto de forma clara e o mais resumido possível, para que seja prático para os pais consultarem quando desejarem”,disse Helga.

Ela comentou que o objetivo do manual foi orientar os pais, em uma linguagem simples e acessível, sobre as principais dúvidas em relação à Covid-19. “É uma doença nova, por isso o conhecimento médico ainda está em construção e em constante mudança. A população está receosa e confusa sobre muitos aspectos e com tanta informação que vem recebendo de várias fontes, inclusive muitas vezes contraditórias. Então elaboramos esse manual, agrupando as informações baseadas sempre em referências bibliográficas seguras, como o Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria, e esclarecendo os principais pontos de relevância para as famílias”, observou a pediatra.

Equipe – A equipe técnica é composta neonatologistas como Helga Machado, Dra Aline Siqueira, Dra Eliana Estevam; pediatra, Dr Hugo Santos; alergista, Jackeline Motta; pneumologista pediatrica, Priscila Araújo; e diretora de artes, Beatriz Araújo. Foi com muita alegria que aceitamos o convite da presidente, Ana Jovina, e vice-presidente, Roseane Porto, da Sociedade Sergipana de Pediatria para realizar o trabalho.