Missão de arranque: SES, Caixa e Honcose debatem diretrizes para a construção do Hospital do Câncer

postado em: Notícias | 29

Por Acácia Mérici

O sonho do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Deda Chagas está bem próximo de se tornar realidade. Na manhã desta quinta-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, participou de uma reunião para discutir os procedimentos e as diretrizes operacionais da autorização da Ordem de Serviço para início das obras.

A Caixa Econômica já analisou todo o processo licitatório (homologado no último mês de outubro), avaliando peças técnicas, orçamentos e a viabilidade do contrato. A SES, por sua vez, formará um grupo técnico que acompanhará, rigorosamente, todos os processos do Hospital Especializado em Câncer: contrato, início da construção, alterações e aditivos (caso necessário) e conclusão.

“A Caixa apresentou suas regras e colocou condicionalidades para autorização da Ordem de Serviço. A partir de agora, a SES, a Seinfra, a CEHOP e a PGE discutirão questões técnicas operacionais junto ao consórcio Honcose para, em breve, definir a data da assinatura da Ordem de Serviço”, explica a diretora de Planejamento da SES, Jacqueline Dourado.

Além da equipe técnica da SES, a reunião contou com a presença de representantes do consórcio Honcose, da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Caixa Econômica Federal (CEF), partes envolvidas no contrato.

As obras

A construção do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas está orçada em R$ 62.700.000,00 e será conduzida pelas empresas paulistas Pórtico e a WVG Construções (vencedoras do processo licitatório). Juntas, elas integram o consórcio Honcose, que terá o prazo de 36 meses para concluir a obra, a partir da ordem de serviço.

O Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Saúde e da Infraestrutura, vem cumprindo todas as importantes etapas que viabilizam a concretização desse grandioso projeto. A próxima é a assinatura da ordem de serviço para o início das obras.

“O projeto é amplo e complexo. O recurso está garantido. Todo o processo licitatório foi realizado com o aval e acompanhamento dos órgãos de controle. Sabemos da magnitude e da dimensão do Hospital do Câncer. Nosso grupo técnico fará todo acompanhamento. Estamos trabalhando continuamente para que os pacientes oncológicos possam fazer uso, o quanto antes, desse importante equipamento de saúde”, destacou Conceição Mendonça, secretária de Estado da Saúde.

“A reunião foi importante e necessária para que todos (consórcio, Estado e União) tenham ciência do papel de cada um no processo. Para que inicie de forma correta, é necessário que tudo esteja alinhado. É o que estamos fazendo”, destacou Dernival Santana, representante da Caixa Econômica.

Oncologia

O Hospital Especializado em Câncer marcará novos tempos no tratamento oncológico em Sergipe. Atualmente, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe vem fazendo a diferença e garantindo a assistência ao usuário do SUS que precisa deste tipo de tratamento.

Para se ter uma ideia, em 2016, foram 57.305 atendimentos totais, 31.395 consultas ambulatoriais, 11.230 sessões de radioterapia, 534 procedimentos cirúrgicos e 14.049 sessões de quimioterapia.