Maternidade Nossa Senhora de Lourdes recebe um  carro para coleta domiciliar e uma ambulância

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

O Banco de Leite Humano Marly Sarney, administrado pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), recebeu na manhã desta sexta-feira, 8, um carro utilitário para a coleta domiciliar e uma ambulância. As chaves dos veículos foram entregues ao superintendente da maternidade, André Nascimento, pelo governador Jackson Barreto e o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

O carro, devidamente caracterizado, com a identificação do Programa Anjos da Guarda, vai  percorrer a cidade para realização das coletas do leite materno doado. O ganho social com essa aproximação de doadoras que moram em área distante e que tem dificuldade para chegar até o banco de leite, vai melhorar a coleta e aumentar a captação do leite humano para a unidade que é referência no Estado.

A gerente do Banco de Leite Marly Sarney, Acácia de Carvalho Almeida, disse que  a vinda do carro para o Banco de Leite, vai ajudar muito no trabalho, aumentando o desempenho e a dedicação, para que seja realizado um trabalho nas unidades básicas, e/ou nas coletas de leite domiciliar.

“O veículo  chegou em ótima hora, agradeço a todos que fizeram a diferença e o sonho nosso aconteceu nesse exato momento”, disse Acácia.

O Banco de Leite Humano Marly Sarney possui uma equipe multiprofissional, preparada para oferecer toda a assistência à mãe e ao bebê, podendo fazer a coleta domiciliar, proporcionando comodidade às doadoras.

 

“Com esse veículo vamos consegui suprir a demanda da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e demais maternidades associadas ao Banco de Leite Humano e assim promoveremos o fortalecimento do aleitamento materno, e, por conseqüência, a diminuição da mortalidade neonatal. Além disso, vamos manter as doadoras domiciliares, com a captação do leite humano diretamente nas residências,’’ informou Thereza Azevedo.

.

Para a enfermeira assistencial do Banco de Leite Humano, Patrícia Farias, o carro é fundamental para o Banco de Leite, “com o carro agora, vamos poder ampliar a nossa capacitação de mães, as visitas domiciliares, as atividades extra, vamos poder trabalhar de forma mais organizada, planejada e melhorar nossa captação de doadoras’, explicou Patrícia.

 

As mulheres que têm leite excedente vão poder levar esse benefício para outros bebês através do Banco de Leite Marly Sarney que  fica localizado no Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher – CAISM – na rua Variante 2, Bairro Capucho e, segundo dados da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, encontra-se com estoque baixo devido a diminuição de doações. Cerca de 20-25 litros vem sendo distribuídos às crianças prematuras internadas na UTI neonatal da MNSL.

“Esta ação do governo de Sergipe está de parabéns, vai gerar impacto positivo nos indicadores e na divulgação das campanhas de doação do aleitamento materno no Estado”, disse Helga Miller, coordenadora da Rede Materno Infantil do Estado.

 

O Banco de Leite Marly Sarney funciona de segunda a sexta, das 07h às 19h. Lá é promovida a assistência aos bebês e as Mães, avaliando a possibilidade de serem doadoras, como também , orientação à gestantes e familiares que se interessam no processo do amamentar. As mulheres em processo de lactação, possuem acompanhamento quando  apresentam problemas na amamentação e seus bebês são avaliados em consultas pediátricas e visitas domiciliares (orientação correta para amamentação e coleta do leite). Conclui Thereza Azevedo – Coordenadora da Unidade Neonatal da MNSL.

 

O Banco de Referência no Estado, possui pasteurização com rigoroso controle de qualidade do leite coletado antes de sua distribuição às crianças prematuras da UTI Neonatal. O carro vai otimizar as doações. Disse André Nascimento, Superintendente da MNSL.