Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realiza workshop sobre tratamento de feridas

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão de Pele da instituição, recebeu nesta quinta-feira, 09, a enfermeira da Convatec, Viviane Soares, que proferiu um Workshop Científico, com o tema “Tecnologia, Tratamento e Prevenção de Feridas” A capacitação aconteceu na instituição e teve como público alvo, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos.

O objetivo do Workshop foi promover conhecimentos relativos ao tratamento de feridas bem como saber utilizar a cobertura adequada para cada tipo de lesão, informou a enfermeira da Comissão de Pele da MNSL, Maria do Carmo Pereira. Ela explicou que feridas são caracterizadas como lesões de pele que venham a ocorrer, seja por uma causa clínica ou externa e precisam ser tratadas. “No hospital, podem ser lesões por pressão, lesões por adesivo, por fixação de dispositivo que venha a ser utilizado durante uma internação”, observou a enfermeira. 

Ela ressaltou que as feridas podem se intensificar e se não forem devidamente tratadas e podem levar a uma difícil cicatrização. “Essas feridas podem prolongar a internação do paciente devido a uma infecção, podendo até agravar e, caso não seja usado material adequado para o tratamento, pode ocorrer um atraso na cicatrização vindo a se tornar uma ferida crônica e gerar consequências gerais”, informou Viviane. Ela disse ainda que o curso foi muito gratificante, pois viabilizou aplicar na prática o que que foi aprendido na teoria. “Passamos a ser multiplicadores do conhecimento’’, disse a enfermeira.

“Hoje as tecnologias ajudam a cicatrização a ocorrer de forma mais rápida, sendo importante que os profissionais tenham o conhecimento desses produtos e saibam usá-lo da melhor forma, para gerenciar essas feridas e proteger a pele para não ter novas lesões. Não adianta ter a tecnologia se o profissional não sabe usar”, disse Viviane.  Ela ressaltou ainda que a importância dessa capacitação é facilitar para que o uso seja feito da melhor forma possível”, comentou.

Aprendizagem

Para a enfermeira da Ala Azul, Ana Carla Dias Pinheiro, que participou nesta manhã do Curso de Tecnologias com o tema: “ Uso dos Curativos e Dispositivos de Fixação para Sondas”, foi uma manhã proveitosa Ela agradeceu a oportunidade de ter participado e ter um leque maior de aprendizagem para colocar em pratica uma assistência qualificada. “A facilitadora repassou o tema de forma bem objetiva e espero participar de mais momentos como esse”, observou Ana Carla Dias.

A enfermeira esclareceu que a tecnologia acaba otimizando o tempo de tratamento.  “A Convatec está atenta a tudo que for de tecnologia que facilite a cicatrização e que seja de fácil uso para o profissional de saúde. Hoje temos focado muito na questão do Biofilme. A tecnologia ajuda bastante e a Covatec está atenta nisso. Temos também os curativos de silicone que ajudam a prevenir novas lesões de pele”, explicou a enfermeira Ana Carla.

A enfermeira da UCINCO da MNSL, Paula Flávia Conceição de Oliveira, disse que esse treinamento foi muito importante para a realidade da MNSL e para os bebês, pois apresentou produtos diferenciados.  “Alguns desses produtos já eram  utilizados na maternidade e  outros com novas tecnologias serão usados assim que houver oportunidade na unidade”, concluiu a enfermeira.

Publicado: 9 de setembro de 2021, 15:57 | Atualizado: 9 de setembro de 2021, 15:57