Por Manuela Penacal
O Hospital Regional Dr Jessé de Andrade Fontes, em Estância, segue atuando como um importante equipamento estratégico da assistência à saúde em Sergipe. Somente no mês de agosto, o HRE atendeu a mais de 11 mil usuários do SUS e realizou quase 20 mil procedimentos, entre raio-x, eletrocardiograma, exames laboratoriais e pequenas cirurgias.
“Os dados apresentados em 2016 são superiores aos registrados no mesmo período do ano passado, quando foram realizados 8.558 atendimentos e 17.188 procedimentos”, compara a superintendente da unidade, Luciana Carvalho.
Ao longo do mês de agosto, o Hospital Dr. Jessé de Andrade Fontes ainda contabilizou 232 internamentos, 82 transferências e realizou 35 cirurgias.
O funcionamento da unidade beneficia a população e fortalece todo o trabalho da Rede Estadual de Saúde, uma vez que descentraliza a assistência e atua como retaguarda do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), evitando que casos de menor complexidade sejam direcionados para a capital.
Usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a dona de casa Andreza Ribeiro acompanhou o marido, que fez uma cirurgia de apendicite na unidade, e disse estar satisfeita com a assistência.
“Ele eu entrada na última quinta-feira com uma dor forte, fez todos os exames e foi diagnosticada a apendicite. Aqui mesmo fez a cirurgia e está em recuperação. Estamos muito bem acolhidos e todos os profissionais são muito atenciosos”, afirmou.