IST/Aids: SES leva informações sobre prevenção a trabalhadores da Plataforma Piranema

postado em: Notícias, Slide | 0

O Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua com força total para levar informação e prevenção sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis para toda a comunidade.

Desta vez, o médico sanitarista Almir Santana, gerente do Programa, levou informações nesta quinta-feira, 28, sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/Aids, hepatites virais e prevenção às drogas para trabalhadores da Plataforma Piranema, localizada no litoral, a 37 km de Aracaju.

De acordo com Almir Santana, o Estado de Sergipe é pioneiro nas ações de prevenção em locais de difícil acesso. “A nossa ação foi desenvolvida em meio à programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat). Nosso acesso foi de helicóptero. Realizamos uma roda de conversa sobre infecções sexualmente transmissíveis e o uso abusivo de drogas e álcool. A ação foi bastante participa. Realizamos, também, uma dinâmica com os trabalhadores sobre o uso correto do preservativo”, conta.

O gerente do Programa Estadual de IST/Aids revelou que, em relação à Aids, foi possível esclarecer sobre a diferença entre ter o vírus e a doença, além de apresentar dados que apontam o crescimento da epidemia e o histórico em várias regiões do país. “Mostramos o risco ao qual pode estar exposta uma pessoa que tem relação sexual sem o uso de preservativos, além de enfatizar a importância de realizar o teste rápido”, contou. Na ocasião, foi destacado, ainda, que o teste não pode ser exigido pelas empresas, seja durante o processo de admissão ou em meio à realização dos exames periódicos.

Plataforma

A Piranema foi a primeira plataforma redonda de petróleo do mundo. Localizada no litoral sergipano, em Estância, a uma distância de 37 quilômetros de Aracaju, a unidade é do tipo flutuante e trabalha com a produção, armazenamento e transferência de petróleo (FPSO).