Huse: Semana da Enfermagem discute sobre ética e consciência profissional

Por Katiane Menezes

semana enfermagem huse (2)Ética e Consciência Profissional. Esse foi o tema que deu início à Semana da Enfermagem no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Foi realizada nesta quinta-feira, 12, a abertura do evento que segue até o próximo dia 23. Palestras, mesas redondas com debates e oficinas fazem parte da programação especial que foi elaborada pela superintendência do hospital, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Coordenação de Enfermagem para integrar ainda mais os profissionais da unidade e promover a valorização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Na abertura do evento, alguns profissionais que atuam no Huse foram homenageados. De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Jalcira Izidro, um momento simbólico e que representa muito para esses profissionais que dedicam a maior parte do tempo em cuidar do próximo.

“Essa é uma forma de dizer muito obrigada por tanto acolhimento e cuidado com os nossos pacientes. É saber valorizar cada um desses profissionais que atuam de forma brilhante para que a nossa saúde tenha mais qualidade na prestação do serviço. Parabéns a todos que atuam nesta grande casa”, ressaltou.

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, prestigiou a abertura do evento e parabenizou os profissionais, destacando a importância do enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem. “Sou enfermeira e lutarei por uma saúde de qualidade. Estarei ao lado de cada profissional. O Huse tem um grande time de profissionais. Aqui é uma indústria de vida, de pessoas fortes e abnegadas e de excelentes médicos e enfermeiros”, afirmou.

Ainda de acordo com a gestora Estadual, “a sociedade precisa parabenizar esse grande time de guerreiros e heróis que, diariamente, atende cerca de 500 pacientes por dia, auxilia na realização de 600 cirurgias por mês”.

A superintendente interina do Huse, Aline Bastos, parabenizou os profissionais que atuam no maior hospital público do Estado. “É uma honra participar desse evento. Parabenizo a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares, principalmente aos que laboram aqui no Huse. A enfermagem deixou de ser apenas a arte de cuidar. Ela tem embasamento científico”, disse.

Programação

A Semana de Enfermagem do Huse iniciou com a palestra “Ética e Consciência Profissional”, ministrada pela vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Maria Aparecida Souza.

“Trouxemos um assunto importante. Ética e consciência andam sempre juntos. Aqui em Sergipe somos 18.100 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares que precisam parar para pensar sobre qual assistência está prestando. Somos muitos e precisamos tomar consciência dessa grandiosidade que temos para melhor executar nossas atividades”, esclareceu.

Os profissionais também relataram sobre experiências, desafios e perspectivas para o Huse, através de uma mesa redonda.

“O objetivo dessa Semana da Enfermagem é construir novos conhecimentos, colaborar, além de sensibilizar o profissional a despertar para sua responsabilidade ética e sua importância dentro da sociedade, dentro da profissão que, na realidade, o dia a dia é tão complexo”, declarou a enfermeira e gerente do NEP, Milena Leite.

A Semana de Enfermagem do Huse contará também com minicursos dos dias 16 a 23 de maio, com atualização dos principais conteúdos teóricos que são de grande importância para a realidade prática dos profissionais. Do dia 16 ao dia 23, serão apresentadas as oficinas em: Registro de enfermagem, RPC Pediátrica, prevenção de lesões de pele e posicionamento do paciente, cuidados com cateter venoso central e cateter totalmente implantado e novas diretrizes RCP adulto.

A diretora operacional da FHS, Márcia Guimarães, ressaltou a responsabilidade de todos para a construção de uma saúde com qualidade. “Tenho a enfermagem como a mola mestra. Não existe saúde sem enfermagem. Temos uma responsabilidade imensa, avançamos muito em quantidade e precisamos avançar em questão de compromisso, responsabilidade que é inerente do ser humano. Parabéns a todos pelo excelente trabalho que fazem no Huse e em toda da Rede Estadual de Saúde, nos Hospitais Regionais”, finalizou.