Huse registra 604 atendimentos no fim de semana: 37 por queda de moto

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Júnior Matos

Huse Amb_Retorno - Foto Ricardo Pinho (1)O Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 604 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o último fim de semana (12 a 14 de agosto). Desse total, 137 ficaram internados e em observação para tratamento. Considerado um hospital de alta complexidade e o maior do estado, o Huse continua lotado devido aos atendimentos de baixa complexidade que chegam à Área Azul. No final de semana foram 207 pacientes no setor.

 

Entre os principais motivos de procura de assistência na área azul do Huse no período foram: cansaço (5 pessoas), diabetes descompensadas (6 pacientes), dor de cabeça (25 pacientes), mal-estar (6 pessoas), entre outros.

 

A Sala de Sutura do Huse registrou 117 atendimentos. Já no setor de ortopedia foram 72 usuários.

 

“O que mais chamou atenção durante o final de semana foi o número de quedas de motocicletas. Ao todo, foram 37 atendimentos sendo que, desses, 16 necessitaram de internação. Foram 16 vítimas de quedas de alturas ou da própria altura, e seis casos de acidente automobilístico”, contabiliza o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Vinícius Vilela.

 

O motociclista Claudio Silva é um dos pacientes que deram entrada no Huse durante o final de semana. “O acidente aconteceu em Nossa Senhora do Socorro. Cair da minha moto ao tentar realizar uma ultrapassagem. Cai e acabei fraturando a perna direita. Estou sendo muito bem acompanhado pelos médicos e enfermeiros do Huse. A minha expectativa é para a alta médica o mais breve possível”, falou.

 

Já o Hospital Pediátrico Dr José Machado de Souza, anexo ao Huse, também foi movimentado no fim de semana. A unidade funciona com o protocolo de classificação de risco adotado para melhorar a dinâmica de atendimento dos pacientes atendidos pelo SUS. Neste final de semana foram 97 pacientes atendidos e 15 ficaram internados.

 

Já o ambulatório de Oncologia registrou quatro atendimentos no final de semana. No Centro Cirúrgico foram contabilizados 42 procedimentos.