HUSE receberá serviço de inteligência para garantir mais segurança a funcionários e pacientes

A visita do secretário de estado da saúde, Almeida Lima, ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE) foi iniciada por uma reunião com a gestão da unidade. Na ocasião foram discutidas estratégias relacionadas aos cuidados com limpeza e higienização do hospital, além da criação de um núcleo de inteligência, voltado às ações na área de segurança dos usuários e funcionários do HUSE. A visita foi realizada na manhã desta terça-feira, 21, e também serviu para que o secretário vistoriasse a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado na Ala Azul e no Pronto-Socorro do hospital.

“A visita que faço hoje ao HUSE é um planejamento, um trabalho que foi idealizado e que agora viemos para tomar conhecimento em profundidade, otimizar as nossas ações e fazer todos os tipos de ajustes necessários com empresas prestadoras de serviços e com os funcionários”, explicou Almeida Lima.

Participaram da conversa com o secretário os responsáveis por diferentes setores do hospital, que hoje opera com um quadro de quatro mil profissionais. Um dos principais assuntos da reunião foi relativo à segurança do hospital, que hoje é feita por 75 funcionários e 96 câmeras. Durante a reunião, o secretário Almeida Lima afirmou que as ações na área de segurança dos que frequentam o hospital devem ser intensificadas, colocando o HUSE num patamar de excelência nessa área.

Para tanto, foi lançada a idéia da criação de um Núcleo de Inteligência que monitore a movimentação diária do hospital, agindo de forma preventiva. O chefe de segurança do HUSE, Charles Silva, considerou a reunião como uma oportunidade de traçar planos que estejam em conformidade com as demandas do hospital, “Essa é uma necessidade nossa, temos que não apenas qualificar, mas ampliar a segurança no HUSE criando esse serviço de inteligência. Esse Núcleo será um ganho aqui para a unidade”.

Outro ponto tratado durante a conversa entre os gestores foi a limpeza e higienização do hospital. Esse serviço é feito pelo sistema de metro quadrado, pelo qual a divisão das equipes de profissionais é feita conforme a área a ser higienizada. Uma das solicitações é que essa estratégia, definida por contrato com a prestadora de serviço, fosse revista e as equipes alocadas conforme a necessidade de cada setor. Na visão de Fábio Bispo, supervisor geral da área de limpeza, a conversa foi uma oportunidade de avançar em pontos que causavam entraves. “Essa reunião mostrou que o secretário veio para somar, abordamos alguns pontos para melhorias e esperamos que agora os serviços fluam”, avaliou.

Essa visão é compactuada pela superintendente do HUSE, Lycia Diniz. Ela considera que há estratégias em execução há alguns anos no hospital e que hoje não são suficientes para atender a demandas de profissionais, pacientes e acompanhantes. Para a gestora, o HUSE estava preso por contratos que agora podem ser discutidos e modificados. “Nós estávamos engessados e com a vinda do secretário, vimos que existe a possibilidade da nossa opinião ser levada em consideração nos planejamentos, organizações e no atendimento às pessoas envolvidas com o cotidiano do HUSE”, opinou.

Melhorias

Na ocasião da visita o secretário percorreu as alas mais movimentadas do HUSE, atualmente a Ala Azul, o Pronto-Socorro e a Área de Catástrofe, que se encontrava vazia apesar das constantes denúncias de que há superlotação no local. Durante a vistoria, o secretário pôde acompanhar a instalação de novos aparelhos de ar condicionado, que substituem os antigos após reclamações dos pacientes e acompanhantes. Além da instalação desses equipamentos, Almeida Lima anunciou que outros 10 aparelhos já estão prontos para serem instalados na Ala da Pediatria. “Essa é apenas uma das várias visitas que irão acontecer aqui no HUSE para viabilizar da forma mais prática e eficiente todas as propostas de melhoria para este hospital” concluiu o secretário.

 

A visita foi iniciada com uma reunião entre o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, e os gestores do HUSE

A visita foi iniciada com uma reunião entre o secretário de estado da saúde, Almeida Lima, e os gestores do HUSE

Diversos setores do hospital foram visitados

Diversos setores do hospital foram visitados

Na visita, foi constatado que o setor de catástrofe do HUSE estava vazio

Na visita, foi constatado que o setor de catástrofe do HUSE estava vazio

Aparelhos de ar-condicionado foram instalados na manhã de hoje

Aparelhos de ar-condicionado foram instalados na manhã de hoje

Alas consideradas críticas, como o Pronto-Socorro, foram vistoriadas pela secretário de estado da saúde e a superintendente de HUSE, Lycia Diniz

Alas consideradas críticas, como o Pronto-Socorro, foram vistoriadas pela secretário de estado da saúde e a superintendente de HUSE, Lycia Diniz

 

Publicado: 21 de março de 2017, 17:14 | Atualizado: 21 de março de 2017, 17:14