Huse prepara semana de enfermagem com programação especial

postado em: Notícias, Slide | 26

A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”. Esse é o tema central de mais uma edição da Semana Brasileira de Enfermagem que acontecerá no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e terá início na próxima segunda-feira, 14. Palestras, mesas redondas com debates e ginástica laboral estão inseridas na programação especial que foi elaborada pela superintendência do hospital, em parceria com a coordenação de enfermagem e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), uma forma de integração dos profissionais da unidade e valorização dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

De acordo com a gerente do NEP no Huse, Jalcira Izidro, será uma semana de muitas conquistas e valorização da categoria. “Esses profissionais dedicam o maior tempo deles em cuidar do próximo e essa é uma maneira que elaboramos para agradecer por tanto acolhimento e dedicação aos nossos pacientes. Os temas das palestras são muito interessantes e a programação da semana de enfermagem foi muito bem elaborada por toda a equipe”, destacou.

A programação começará às 14 horas com as palestras sobre o novo código de ética e os cuidados com estomia, além de prevenção de doença cardiovascular e prática de atividade física, padrões de beleza na atualidade, alimentação saudável, escolhas alimentares saudáveis, síndrome de Burnout (mesa redonda), ginástica laboral, manejo da infecção em feridas, a arte e a ciência do cuidado, quem cuida da enfermagem.

Histórico

A Semana Brasileira de Enfermagem, celebrada anualmente pela Associação Brasileira de Enfermagem, foi instituída em 1940, pela Escola de Enfermagem Ana Nery, tendo como idealizadora a sua então diretora Laís Netto dos Reys. O início da semana se dá em 12 de maio para celebrar o nascimento da grande precursora da Florence Nightingale, em 1830, e o seu término em 20 de maio para rememorar o falecimento da pioneira da enfermagem no Brasil, Ana Nery, em 1880. no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermeira, no Brasil, o dia foi instituído em 1938 pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek assinou o decreto 48.202, oficializando a Semana de Enfermagem.