Huse: dos 833 pacientes atendidos no final de semana, 248 são de baixa complexidade

postado em: Destaque 3, Notícias | 0

Por Katiane Menezes

Huse PS - Foto Ricardo Pinho (1)Entre a última sexta-feira, 10, até o início desta segunda-feira, 13, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 833 pacientes, sendo que 147 ficaram internados. No Pronto Socorro (PS) Adulto, a Área Azul atendeu 248 de baixa complexidade. Desse total, 39 ficaram internados, a maioria com dor de cabeça e dor abdominal.

A Sala de Sutura também recebeu um número considerado de pacientes durante o final de semana: foram 176 atendimentos com 43 internações.

Os acidentes automobilísticos resultaram em 15 atendimentos. Já os acidentes motociclísticos continuam liderando as estatísticas dos acidentes de trânsito. Foram 47 pessoas e dessas, 18 ficaram internadas para a realização de outros procedimentos.

A violência urbana registrou apenas 21 vítimas neste final de semana. Foram 10 por arma branca e 11 por arma de fogo. Na ortopedia 69 pacientes deram entrada com algum tipo de trauma. Na pediatria, o plantão desse final de semana foi considerado tranquilo, com 197 registros e desses, apenas 23 internamentos.

No ambulatório da oncologia, 8 pacientes foram atendidos, já no de retorno foram 76 pacientes. Para o oftalmo e o otorrino os atendimentos totalizaram 50 pacientes.

De acordo com a gerente da Área Azul, Simone Dantas, o fluxo foi considerado dentro da sua normalidade, mas ainda com muita baixa complexidade.

“As pessoas precisam compreender que aqui o Huse é referência no atendimento de trauma e de alta complexidade. As  Unidades de Pronto Atendimento (UPA) são destinadas para os casos clínicos de baixa complexidade. Estamos prontos também para o período junino que traz muitas vítimas. Aqui a nossa classificação de risco funciona para proporcionar um atendimento de forma mais tranquila”, informou.