Huse contabiliza mais de 2600 atendimentos durante a semana

postado em: Destaque 2, Notícias | 2

Por Júnior Matos

HuseO Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) realizou 2675 atendimentos na última semana, de acordo com oSistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub). Deste total, 2249 receberam alta médica com menos de 24 horas, o que caracteriza assistência de baixa complexidade.

 

Mesmo com grande procura pelo atendimento de casos que deveriam estar nas UPAS e Postos de Saúde, o Huse mostra a sua resolutividade. Na área Azul adulto, 711 atendimentos de baixa complexidade foram realizados.

 

“O Huse adota o regime porta aberta, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde (MS). A unidade realiza a assistência sem distinção, oferecendo o melhor serviço possível. A demanda exacerbada na Ala Azul gera superlotação e dificulta a fluidez do atendimento, que deveria ser focado na média e alta complexidade. Mesmo assim, todos os pacientes recebem toda a assistência”, explica A superintendente do Huse, Lycia Diniz.

 

Entre os principais setores mais realizaram prestação de assistência na temporada estão: 392 casos na Ortopedia, 494 na sutura, entre outros. Já entre os principais aspectos que motivaram pacientes a procurar o Huse, 140 foram vítimas de acidentes de moto, 20 de acidentes de carro, 158 casos de dores abdominal, 50 dores de cabeça, 57 dor de ouvido, 100 casos de queda, entre outros.

 

A paciente Marília dos Santos, 26, procurou assistência no Huse por apresentar os sintomas de febre e garganta inflamada.

 

“Não consegui atendimento no local onde moro, bairro Pereira Lobo. Aqui, fui logo atendida pelos médicos. Tomei a medicação e neste momento sigo em observação. Gostei muito do atendimento do hospital”, declarou.

 

Huse-Foto-RICARDO-PINHO-3-300x200Outros Atendimentos

 

Outras especialidades também tiveram seus plantões movimentados como oftalmo e otorrino, que somaram 12 atendimentos. Os ambulatórios de Oncologia, Radioterapia, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia registraram 210 pacientes.

 

Já Hospital Pediátrico Drº José Machado de Souza, anexo ao Huse, atendeu a 444 pacientes infantis. Desses, apenas 62 ficaram internados. O Hospital Pediátrico já funciona com o protocolo de classificação de risco, adotado para melhorar a dinâmica de atendimento dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).