Hospital Regional de Lagarto atendeu quase 1.200 pacientes no feriadão

postado em: Destaque 3, Notícias | 2

Por Tito Lívio de Santana

lagarto hospital fotos (8)Um dos principais equipamentos de saúde que integram a rede estadual de urgência e emergência de Sergipe, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, atendeu quase 1.200 pacientes na semana passada. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a segunda-feira (5) e o domingo (11), o HRL assistiu 1.137 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos.

É o caso do garoto C.L.C.S., de 12  anos,  internado  no HRL desde a última  quinta-feira (8),  quando  deu entrada no Pronto Socorro apresentando de sintomas de resfriado, gripe e  quadro inflamatório na garganta. “Até o momento está indo tudo bem. Ele recebe a medicação correta, a enfermagem passa de hora em hora e graças ao atendimento daqui  se recupera bem e  já não apresenta mais febre”,  disse o pai do menino, o tratorista José Carlos do Espírito Santo, de 51 anos, que reside em Lagarto e acompanhava o filho em uma das enfermarias da Pediatria, nesta segunda-feira (12). “Eu mesmo já precisei de atendimento médico aqui há seis meses e  não tenho do que reclamar”, ressaltou.

lagarto hospital fotos (7)Trânsito e violência



Gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e em processo de federalização, entre a segunda-feira e o domingo passados, o Hospital Regional de Lagarto atendeu 50 vítimas de violência no trânsito. Deste total, 96%, ou seja, 48 pacientes, envolveram-se em acidentes com motocicletas e motonetas. De acordo ainda com os dados do Hospub, no mesmo período, duas pessoas deram entrada no Pronto Socorro da unidade após serem atropeladas. Na semana passada, não houve registro de vítimas acidentes automobilísticos atendias no HRL.

A violência urbana também provocou vítimas na semana que passou. De acordo ainda com os dados do Hospub, entre os dias 5 e 11 deste mês duas pessoas deram entrada no Pronto Socorro após sofrerem agressões físicas, outras três foram feridas por arma branca (faca, facão e canivete) e duas por arma de fogo. No mesmo período, também foi registrado um caso de envenenamento.

O Pronto Socorro do HRL assistiu ainda 64 pacientes que sofreram vários tipos de quedas, como do mesmo nível, de escadas ou telhados, e 21 deram entrada na unidade com traumas diversos. Também foram atendidas quatro pessoas que sofreram mordidas de cães e três por picadas de animais. Um paciente foi internado após sofrer queimaduras pelo corpo e outras 14 pessoas deram entrada na unidade hospitalar com quadro de intoxicação.

 

Lagarto 3Cobertura

 

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.