Hospital Regional de Lagarto atendeu mais de 1.100 pacientes na semana passada

Por Tito Lívio de Santana

Fotos: Arquivo SES/FHS

Estratégico para a Rede Estadual de Urgência e Emergência, o Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, atendeu 1.101 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre casos clínicos e cirúrgicos, entre a segunda-feira (13) e o último domingo (19), segundo os registros do Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS).
De acordo com os dados do Hospub, 71 pessoas, vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados, calçadas e escadas, deram entrada no HRL entre a segunda-feira e o domingo passados.  Esse número foi 7,5% superior ao registrado na semana anterior, compreendida entre os dias 6 e 12 de fevereiro, quando o HRL havia atendido a 66 pacientes vitimados por quedas.

Entre os dias 13 e 19 deste mês,  em comparação à semana anterior, também houve aumento de 26% no número de vítimas de violência do trânsito atendidas na unidade. De acordo com os dados do Hospub, na semana passada, o serviço de urgência e emergência do HRL assistiu 58 pacientes envolvidos em acidentes automobilísticos, motociclísticos e atropelamentos, enquanto no período anterior – de 6 a 12 de fevereiro – tinham sido atendidas 46 pessoas vitimadas por acidentes de trânsito.

Na semana passada, somente os acidentes com motos e motonetas representaram quase 95% do total de pacientes vitimados pelo trânsito atendidos no Pronto Socorro do HRL. Entre a segunda-feira e o domingo passados, o hospital atendeu 55 vítimas de acidentes motociclísticos. Além destes, o Hospital Regional de Lagarto ainda assistiu duas vítimas de acidentes automobilísticos e uma de atropelamento.

Em relação à violência urbana, os plantões na semana passada registraram apenas um caso de vítima de ferimentos por arma de fogo e sete que sofreram agressões físicas. No mesmo período, de acordo ainda com os dados do Hospub, não houve atendimento a casos de ferimentos por armas brancas (faca, facão, canivete).

Também na semana passada, nove pacientes deram entrada ainda no HRL com traumas diversos, um após sofrer picadas de animal e quatro por mordidas de cães. Na última semana, o HRL atendeu ainda uma pessoa vítima de queimaduras e 14 que apresentaram quadro de intoxicação, sendo uma medicamentosa.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Devido à sua localização estratégica, o HRL atende ainda pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos ou que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros.

Os serviços de urgência e emergência do HRL beneficiam usuários do SUS como o lavrador A.R.C., de 71 anos,   que reside  no Povoado  Várzea dos Potes,  no município baiano de Itapicuru e está  internado desde o domingo (12) no HRL, aonde chegou com um quadro de anemia profunda. “Nós  o levamos primeiro para o Hospital  Ribeiro Cruz, em Itapicuru e em seguida para Tobias Barreto, de onde meu  pai foi encaminhado para Lagarto. Aqui recebeu cinco bolsas de sangue”, conta o filho do paciente, o também lavrador Nivaldo Reis da Cruz, de 43 anos. “Normalmente ele iria para Salvador ou Aracaju, mas aqui foi bem melhor, pois é mais perto. O atendimento aqui é excelente. Na Área Amarela, a todo momento tinha médicos e enfermeiros cuidando dele”, ressaltou.