Por Eugênio Santana

Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, a procura por atendimento no Hospital Regional de Itabaiana é cinco vezes maior que a procura nos postos de saúde do município.
Nos cinco primeiros meses de 2016, o número de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Itabaiana foi de 15.968 nas especialidades de Cardiologia, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetra, Mastologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Enquanto isso, o Hospital Regional de Itabaiana atendeu a 75.912 pacientes no mesmo período, divididos entre as especialidades de Cirurgião Dentista Traumatologista Bucomaxilofacial, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Médico Oftalmologista, Médico Otorrinolaringologista e Médico Pediatra.
“A preferência pelo atendimento hospitalar pode estar relacionada à praticidade da oferta de consultas, exames, tratamento e internamento imediato em um só local. O Hospital Regional de Itabaiana é um importante equipamento de saúde, que serve como retaguarda para o Hospital de Urgências de Sergipe. Aqui, o usuário do SUS tem sua demanda atendida, sem precisar do deslocamento para a capital”, destaca Darcy Tavares, superintendente do Hospital Regional de Itabaiana.