Hospitais Regionais têm final de semana resoluto com mais de 2300 atendimentos

Por Herieta Schuster

Fotos: Arquivo SES/FHS

Os Hospitais Regionais do Estado, geridos pela Fundação da Saúde (FHS), através da Secretaria do Estado da Saúde (SES), são peças fundamentais e estratégicas para o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para evitar a superlotação do Hospital de Urgências de Sergipe. No último fim de semana, as unidades somaram 2.384 atendimentos.

De 10 a 12 de fevereiro, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória atendeu a 413 pacientes. Dentre eles, foram 296 de clínica médica, 18 procedimentos clínicos, 14 internamentos e três remoções. Já a pediatria realizou 72 atendimentos. A avaliação obstetrícia atendeu a 27 pacientes. A Maternidade realizou 16 partos e uma curetagem.

O Hospital São Vicente de Paula, localizado no município de Própria, realizou 635 atendimentos no último final de semana. Desses, 320 foram para clinica médica, 123 crianças foram atendidas na pediatria e 32 procedimentos ortopédicos. Foram realizados 74 atendimentos na clínica cirúrgica. Já na parte ginecológica, 44 pacientes receberam assistência. O Hospital Regional de Propriá realizou 12 Internamentos clínicos, 08 partos, 05 cirurgias eletivas, 02 cirurgias de urgência e 15 transferências.

O Hospital Regional Dr Jessé de Andrade Fontes, em Estância, realizou 590 atendimentos e concretizou 475 altas sociais, que é quando o paciente é liberado para casa.

Neste final de semana, foram realizadas 10 cirurgias, 26 internamentos, 290 atendimentos clínicos, 92 suturas, avaliações cirúrgicas e cirurgias gerais. Foram atendidas 98 crianças na pediatria.

“O Hospital de Estância não tem setor de ortopedia. Nesse caso, os médicos realizam o primeiro atendimento, depois encaminham o paciente da ortopedia para o Huse”, enfatiza Luciana Carvalho, superintendente.

Já o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu a 746 pacientes no último fim de semana. Foram 549 pacientes na clínica médica, 122 na pediatria e 75 na obstetrícia. Nesse período foram realizados 24 partos e 1 curetagem.

“Todas as gestantes que procuraram a Maternidade de Nossa Senhora do Socorro foram devidamente atendidas pela equipe de obstetrícia que, esse final de semana, registrou um número maior de partos que o habitual”, revelou a superintendente do Hospital Regional de Socorro, Genisete Pereira.

Dos pacientes atendidos no Pronto Socorro, 11 ficaram internados. Os demais liberados para casa, após receber atendimento médico adequado.

A superintendente acrescentou ainda que “não foram realizadas transferências para os demais hospitais da Rede. Permaneceram no Hospital Regional de Socorro até mesmo os casos graves, comprovando a qualidade dos serviços prestados à população”.