Hospitais regionais: no fim de semana 70% dos atendimentos foram de baixa complexidade

Os hospitais regionais, unidades que compõem a Rede Estadual de Saúde, realizaram 2.870 atendimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os dias 26 e 28 de maio. Desse total, 1.927 atendimentos, 68% do total, foram de casos de baixa complexidade, que poderiam ter sido atendidos pela rede básica de saúde, nos municípios.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro atendeu 950 pessoas. Desse total, os atendimentos clínicos representaram 76% e os pediátricos, 14%. Já os obstétricos representaram 8% do total. A maternidade da unidade de saúde realizou 19 partos, sendo total a resolução dos casos de gestantes pela equipe de obstetrícia. Dos pacientes atendidos no pronto socorro do hospital regional, três ficaram internados e foram liberados após receber atendimento médico adequado na unidade de saúde.

Já o Hospital Regional de Estância garantiu atendimentos clínicos a 320 pacientes e realizou ainda 75 atendimentos cirúrgicos e 154 pediátricos. As demandas surgidas na emergência da unidade totalizaram 593 prestações de serviços em saúde. As altas médicas, por sua vez, 547, ou seja, 92% de resolutividade diante dos casos de emergência.   As transferências representaram menos de 1% das demandas surgidas na emergência. Entre os casos transferidos, uma vítima de acidente de moto. A unidade realizou quatro procedimentos cirúrgicos, entre eles, procedimentos para retirada de apêndice, vasectomia e remoção cirúrgica de um ou ambos os ovários. Os internamentos, por sua vez, totalizaram 18, ou seja, 3% do total de casos atendidos na emergência.

O monitoramento realizado pelas equipes do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória entre os últimos dias 26 e 28 somam 648 atendimentos. Foram contabilizados 460 casos de atendimentos clínicos e 138 pediátricos. Foram realizados 17 partos e 21 internamentos, com apenas cinco remoções de pacientes.