Hospitais Regionais iniciam setembro com grande fluxo de atendimento

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Luiza Sampaio

Hospital de Socorro - foto Ricardo Pinho (1)Setembro chegou com movimentação intensa nas unidades da Rede de Urgência e Emergência geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar (FHS). No Leste sergipano, em Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, o Hospital Regional registrou o atendimento a 769 pacientes, sendo 533 na especialidade Clínica Médica, 166 na Pediatria e 70 na Obstetrícia.

 

De acordo com a superintendente, Genisete Pereira, todos os pacientes que procuraram o Pronto Socorro do Hospital receberam atendimento médico adequado, ficando internadas apenas 12 pessoas.

 

“Também não registramos transferências para outras unidades da Rede, comprovando a eficácia do Regional”, complementa. Na Maternidade, foram 12 partos e quatro procedimentos de curetagem no período.

 

No Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram 805 pacientes, sendo 388 no setor de Clínica Médica, 161 na Pediatria, 109 na Ortopedia, 45 no setor de Clínica Cirúrgica e 57 na Ginecologia.

 

Quanto aos procedimentos cirúrgicos, foram contabilizadas 11 cirurgias eletivas, cinco de urgência e seis internamentos clínicos, além da realização de 19 partos e quatro curetagens na maternidade da unidade que atende a região do Baixo São Francisco.

 

Glória - FRENTEEstância e Glória

 

Já no Sul sergipano, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes, em Estância, atendeu 481 pacientes entre os dias 2 e 4 de setembro, com 413 altas médicas prestadas. Os atendimentos foram divididos em 261 clínicos, 56 cirúrgicos e 98 pediátricos, com 20 internamentos.

 

“A unidade realizou, ainda, 12 procedimentos cirúrgicos, entre debridamentos, traqueostomias e cirurgias de apendicite”, informa a superintendente, Luciana Carvalho.

 

O Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão, recebeu 504 pacientes no final de semana, mantendo um fluxo dentro do esperado.

 

“Deste total, 394 foram para a Clínica Médica, 83 para a Pediatria e 27 Obstetrícia, além de 20 altas, sete internamentos e quatro remoções”, detalha a superintendente, Dejane Santana. A Maternidade também manteve normalidade de atendimento com a realização de oito partos, quatro curetagens e 15 avaliações de gestantes.

 

hospital itabaiana newItabaiana

 

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, de Itabaiana, registrou 591 atendimentos no fim de semana. Entre os pacientes, 573 receberam alta em menos de 24 horas após o atendimento, o que significa uma resolutividade imediata de 97% dos atendimentos realizados.

 

Em termos de classificação, a unidade do Agreste contabilizou 297 acolhimentos (com 292 altas médicas), 45 casos de ortopedia (com 45 altas médicas), 98 suturas (com 91 altas médicas), 73 casos de observação pediátrica (com 67 altas médicas) e 78 consultas em ambulatório (com 78 altas médicas).

 

Na soma dos acolhimentos, consultas em ambulatório e observações pediátricas, o Hospital Regional de Itabaiana registrou 448 atendimentos, o que significa 75,8% de procura ambulatorial entre todos os registros computados no referido período.