Hospitais Regionais atendem a 2.719 pacientes durante o final de semana

postado em: Notícias | 26

Por Morgana Barbosa

A Rede Estadual de Urgência e Emergência garante assistência médica hospitalar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma descentralizada.  Durante o último final de semana, entre os dias 18 e 20 de novembro, os Hospitais Regionais de Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Estância e Nossa Senhora da Glória atenderam juntos a 2.719 pacientes.

Na Região Centro Sul do estado, o Hospital Regional Dr. José de Andrade Fontes, em Estância, garantiu assistência a 649 pacientes.  Foram 122 atendimentos pediátricos, 279 em clínica médica e 97 cirúrgicos. Além disso, foram contabilizados 15 internamentos, 12 transferências e 474 pacientes que, após o atendimento, receberam alta.

“Infelizmente foi um fim de semana em que recebemos muitas vítimas de acidentes motociclísticos e automobilísticos, ocorridos na região. A maioria com vítimas fatais”, destacou a superintendente do Hospital Regional de Estância, Luciana Carvalho.

Já no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram atendidos 751 usuários. Somente no último final de semana foram contabilizados 411 atendimentos em clínica médica, 155 atendimentos pediátricos, 30 em clínica ginecológica, 81 atendimentos ortopédicos, 46 em clinica cirúrgica, além de 17 partos e 05 cirurgias eletivas.

Na Região do Alto Sertão sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória recebeu 510 pacientes nesse mesmo período. Entre os atendimentos realizados estiveram 23 partos, 32 avaliações obstétricas, 111 atendimentos pediátricos e 356 em clínica médica.

“Também contabilizamos na última semana 19 internamentos, seis altas e quatro remoções”, acrescentou a superintendente da unidade, Dejane Santana.

Nossa Senhora do Socorro

Nesse mesmo período, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro registrou o atendimento a 809 pacientes, sendo 569 em clínica médica, 177 atendimentos pediátricos e 63 em obstetrícia.

Todas as gestantes que procuraram a Maternidade de Nossa Senhora do Socorro, foram devidamente atendidas pela equipe de obstetrícia, que manteve seu plantão aberto realizando 10 partos.

“Todos os  pacientes que buscaram assistência no Pronto Socorro foram atendidos,  ficando internados 10 pacientes. Os demais foram liberados para casa após receber atendimento médico adequado.  Somente uma transferência precisou ser realizada, com direcionamento à UTI Cardio do Hospital Cirurgia, devido necessidade de  tratamento especializado. Os demais pacientes, mesmo os casos graves, foram mantidos na unidade o que comprova a qualidade dos serviços prestados à população”, enfatizou a superintendente do HR de Socorro, Genisete Pereira.