Hospitais da Rede Estadual de Saúde realizam quase cinco mil atendimentos no final de semana

postado em: Notícias | 59

Neste último final de semana, entre os dias 28 de abril e 2 de maio, os hospitais regionais que compõem a Rede Estadual de Saúde atenderam a total de 4.536 pessoas. A maioria desses atendimentos foi de pacientes de clínica médica e as unidades que mais receberam pessoas foram o Hospital Regional de Propriá e o Hospital Regional de Estância.

Em Propriá foram registrados 1169 atendimentos, desses 559 foram na clínica  médica, 305  na clinica pediátrica, 119 na clínica  cirúrgica, 107 na clínica  ortopédica e 52 na clínica  ginecológica. No mesmo período, o hospital registrou 13 internamentos clínicos, 11 partos, sendo 4 normais e 7 cesarianos, além de uma cirurgia ortopédica e 2 de urgências.

Já no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória foram atendidas aproximadamente 723 pessoas durante o final de semana e o feriado em homenagem ao trabalhador. Dos atendimentos realizados, a maior parte foi para clínica médica, ultrapassando as 480 pessoas. No mesmo período 206 crianças passaram pela ala pediátrica do hospital, além de 37 mulheres que passaram pela avaliação da obstetrícia.

O Hospital Regional de Estância registrou mais uma vez uma alta taxa de resolutividade. Durante o final de semana prolongado, foram atendidas 930 pessoas na unidade de Emergência do Hospital, desse total, 841 receberam alta após avaliação médica. No mesmo período o hospital também realizou 94 procedimentos cirúrgicos, além de 490 clínicos e 257 pediátricos.

O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, localizado no município de Itabaiana, atendeu entre o dia 28 de abril e 1 de maio aproximadamente 873 pacientes. Entre todos os atendidos, 802 pacientes receberam alta em menos de 24 horas após o atendimento, o que significa uma resolutividade. Desses, 476 foram encaminhados para a área clínica, 99 para a ortopedia, além de 154 suturas, 123 observações pediátricas e 21 consultas em ambulatório.

De acordo com a gerente administrativa da unidade, Rosiane Santana, o atendimento aconteceu dentro da normalidade. “Tivemos uma queda na procura por atendimentos no domingo, pois, em decorrência das chuvas, muitas pessoas ficaram em casa, o que evitou os acidentes rotineiros. O importante é que a nossa unidade estava preparada para receber todos que precisassem de atendimento médico”, salientou a gerente.

Huse

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o maior do estado, atendeu 783 pacientes durante o final de semana e o feriado. De acordo com o Relatório de Produção, desse total, 137 pacientes ficaram internados na unidade para receber cuidados médicos. No total, foram 62 vítimas de acidente com moto, 7 vítimas de acidente automobilístico, 3 vítimas de atropelamento, 6 vítimas de arma de fogo e 5 vítimas de arma branca.

Na ala pediátrica foram registrados 189 atendimentos, desses, apenas 27 ficaram internados na unidade. Já a Sala de Sutura e a ortopedia do hospital receberam juntas mais de 260 pacientes. Desse total, apenas 46 pessoas ficaram em observação. Com isso, os números demonstram que o Huse obteve alta taxa de resolutividade dos casos que procuram atendimento no hospital.

MNSL

Durante o final de semana e feriado, a Maternidade Nossa senhora de Lourdes (MNSL), que é referência na atenção a pacientes materno-infantil, registrou 130 atendimentos, além de prestar auxílio a 3 vítimas de violência sexual. Como é de costume, a unidade foi rápida nos atendimentos o que garantiu a satisfação dos usuários. “Assim que cheguei, fui encaminhada para os procedimentos necessários. Fiquei muito surpresa com a atenção e a rapidez. Dei a luz no domingo, eu e meu bebê já estamos de alta médica”, disse a paciente Aline Barbosa.

Sriha e Samu

O Serviço de Remoção Intra-Hospitalar Assistida, o Sriha registrou 320 atendimentos entre os dias 24 e 30 de abril. A maioria desses chamados foi para remoção assistencial, como locomoção de gestantes em trabalho de parto, realização de exames e procedimentos, alta social e avaliação de especialista, totalizando 210 ocorrências.

Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 5361 ligações em todo o estado entre os dias 24 de abril e 1 de maio. Dessas ligações, o serviço atendeu a 1813 ocorrências durante a semana, sendo a sexta-feira e o domingo os dias com maior índice de atendimento, com aproximadamente 808 atendimentos cada um. As principais ocorrências foram queda, acidente de moto e colisão entre carro e moto. O Samu ainda atendeu 18 pessoas vítimas de ferimentos por arma de fogo.