Hospitais da Rede Estadual de Saúde realizam 3.276 atendimentos no feriado

O número de atendimentos durante o feriado de Tiradentes nos hospitais regionais da Rede Estadual de Saúde foi considerado normal. Entre os dias 21 e 24 de abril, o Hospital de Estância atendeu pouco mais de 640 pessoas, além de realizar uma cirurgia. No final de semana prolongado, o hospital registrou alta taxa de resolutividade, já que dos pacientes atendidos, 635 foram liberados para casa após serem medicados.

Já o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória atendeu a 611 pessoas durante o final de semana. Dos atendidos, mais de 400 foram encaminhados para a clínica e após passar por atendimento médico receberam alta. Além desses atendimentos, a unidade recebeu 158 crianças que passaram pela pediatria do hospital e 38 mulheres que foram atendidas por obstetras. A Maternidade de Nossa Senhora da Glória também realizou no mesmo período 29 partos.

No Hospital Regional de Propriá mais de 800 pessoas foram atendidas durante o feriado de Tiradentes e o final de semana, sendo que 399 foram encaminhadas para a clínica médica, 176 para a clínica pediátrica, 77 para a realização de cirurgias, 49 para a ortopedia e 47 para a ginecologia. Além disso, o hospital recebeu aproximadamente 20 vítimas de acidentes de moto.

Para a superintendente do Hospital de Nossa Senhora da Glória, Ana Paula Fraga, apesar da quantidade dos pacientes atendidos no feriado prolongado, os profissionais conseguiram desenvolver um trabalho de excelência. “Tivemos um grande volume de atendimentos nesse final de semana prolongado, mesmo assim conseguimos realizar todos os procedimentos e assistências que chegaram à unidade. Isso mostra, mais uma vez, a eficácia do trabalho dos nossos profissionais”, destacou a superintendente.

Já no município de Itabaiana, dos 400 acolhimentos registrados no Hospital Regional 393 pessoas receberam altas médicas, além de 79 casos de ortopedia que foram totalmente solucionados após acompanhamento médico. Entre todos os procedimentos realizados na unidade, mais de 640 pessoas passaram no último final de semana no Hospital Regional de Itabaiana. Dos atendidos, 628 pacientes receberam alta em menos de 24 horas após o atendimento, o que significa que o hospital conseguiu resolver aproximadamente 98% dos casos.

HUSE

O final de semana prolongado foi considerado tranquilo pelos plantonistas do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Entre os dias 21 e 23 de abril, o pronto-socorro registrou mais de 825 atendimentos a pacientes de urgência e emergência. Desse total, 152 ficaram internados na unidade e distribuídos de acordo com a sua classificação de risco, ou seja, nas alas verde, azul, amarela e vermelha, um número que demonstra a alta taxa de resolutividade dos casos que procuram atendimento no hospital.

Com a Rede Hospitalar de Saúde do Estado integrada foi possível transferir alguns pacientes e operar outros que estavam em uma situação que necessitavam de mais agilidade. Com isso a área verde trauma e a sala de sutura, que juntas registraram 229 pacientes, tiveram a oportunidade de atender os doentes, sendo que destes apenas 55 ficaram internados.

Na Área Azul adulto, local que continua recebendo pacientes de baixa complexidade e que deveriam ser atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento, aproximadamente 318 pessoas foram atendidas com dor abdominal, dor de cabeça, febre, entre outros casos. Destes, 42 ficaram internados em observação médica. Já no Hospital Pediátrico anexo ao HUSE, 207 pacientes infantis foram atendidos. Depois de realizada a triagem, 168 crianças receberam alta e foram liberadas para casa.

Para o coordenador do Pronto-Socorro, Vinícius Vilela, apesar do feriado, a unidade teve um final de semana bastante tranquilo. “Tivemos dias sem muita agitação e conseguimos atender bem os pacientes sem maiores problemas. A cada final de semana é possível perceber que toda a equipe está dando o seu melhor para levar saúde a quem mais precisa”, comentou o coordenador do Pronto-Socorro do HUSE.

Samu e Sriha

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu mais de 4100 ligações em todo o estado entre os dias 17 e 23 de abril. As principais ligações foram para atendimentos com 943 ligações e 711 para informações. As principais ocorrências atendidas pelo Samu na última semana foram queda com 48 pessoas atendidas, queda por moto com 39 vítimas, 36 pessoas assistidas em decorrência de acidentes entre carro e moto, além de 31 pessoas atendidas por ferimento de arma de fogo.

Já o Serviço de Remoção Intra-Hospitalar Assistida (Sriha) atendeu no período de 17 a 23 de abril a aproximadamente 277 chamados para transferências de pacientes. Do total de chamados atendidos, 155 foram para remoções assistenciais e 122 para logística do atendimento hospitalar das unidades. Além disso, o Sriha realizou o transporte de 12 gestantes em trabalho de parto e de 88 pessoas para a realização de exames e procedimentos cirúrgicos.