Hemose segue com visitas técnicas para coleta de sangue no TJ

postado em: Destaque 2, Notícias | 3
As gerências de Captação de Doadores e Coleta do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), que integra a Rede Estadual de Saúde, intensificaram os trabalhos para parcerias destinadas à fidelização do ato regular da doação. Com esse fim, uma reunião, nesta sexta-feira, 27, discutiu os instrumentos técnicos e operacionais necessários para realização de uma coleta externa de sangue no Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), no mês de junho.
Durante o encontro no Centro de Saúde do Tribunal de Justiça, os gestores trocaram informações sobre a logística que envolve a coleta do sangue e percorreram as salas para realização dos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clinica, coleta e hidratação dos voluntários. A visita teve como finalidade avaliar as condições sanitárias dos espaços para realização do procedimento. Outro assunto da pauta foi a parceria com a Central de Transplante de Sergipe, para realização de palestras com o objetivo de ampliar o numero de pessoas doadoras de órgãos.
Na oportunidade a enfermeira Florita Aquino, destacou a importância social do serviço de doação de sangue. “Temos que lembrar que o sangue é uma indicação terapêutica utilizada para tratamento de diversas doenças, cirurgias de grande porte e acidentes com lesões graves”, informou ao explicar que a doação de sangue cumpre critérios técnicos regulamentados pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Após essa nossa visita, solicitamos uma inspeção técnica a Vigilância Sanitária Estadual para liberação da coleta externa”, ressaltou.
De acordo com a gerente de Captação de Doadores de Sangue do Hemocentro de Sergipe, Josceline Souza, as coletas externas visam abastecer o estoque de sangue em períodos festivos, como festejos juninos, Carnaval e festas de final de ano. “Uma equipe do Tribunal de Justiça nos procurou no Hemose para discutirmos a viabilidade técnica e operacional da coleta de sangue aqui. Saímos com a estimativa da coleta para o mês de junho, por isso queremos agradecer a disponibilidade e a parceria”, salientou.
Conforme Luciana Nobre Silva Brandão, assessora da presidência do Tribunal de Justiça à proposta da coleta de sangue surgiu como uma forma do órgão ampliar sua área de atuação. “O Tribunal realiza todo o serviço judiciário no Estado e o presidente, Cezário Siqueira Neto, sugeriu que buscássemos a promoção uma ação social com o envolvimento dos colaboradores da instituição. Como a doação de sangue tem esse sentimento de solidariedade e temos muitos servidores que são doadores de sangue e órgãos, optamos por buscar a parceria para realização dessa importante ação que vai sensibilizar e mobilizar adesão aos dois serviços”, afirmou ela.
Campanha
O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.