Hemose redimensiona funcionamento da doação de sangue aos sábados

postado em: Destaque 2, Notícias | 0

Por Rosângela Cruz

HEMOSE SANGUEVisando a melhoria continua dos serviços prestados aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que, a partir deste mês de junho, passará a funcionar em um novo regime de trabalho aos sábados.

 

O corpo técnico do Hemocentro de Sergipe, composto pela assessoria técnica e gerentes, explica que a alteração do funcionamento da unidade tem como finalidade um novo redimensionamento para doação e, consequentemente, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue cujo período de validade é de apenas cinco dias.

 

Os técnicos esclarecem que a partir da implantação do Teste Ácido Nucléico (NAT) feito pela Coordenação Geral de Sangue e Hemocomponentes (CGSH) do Ministério da Saúde (MS), esses novos exames nas amostras de sangue coletadas em Sergipe são encaminhados para o Hemocentro da Bahia (Hemoba), em Salvador.

 

O NAT é um teste para detecção de ácido nucléico do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (HCV). Com a implantação do teste, a janela imunológica (período em que o vírus permanece indetectável no organismo, entre a infecção e sua detecção por um teste) será reduzida de 22 para 10 dias, no caso do HIV, e de 35 para 14 dias, no caso da Hepatite C.

 

A equipe técnica explica que a triagem do NAT é realizada em todos os hemocentros do Brasil. O procedimento é padronizado e durante a doação da bolsa de sangue, é coletado um tubo adicional com 5 ml de sangue. Com essa amostra, é feita a pesquisa do ácido nucléico para detecção dos vírus, da AIDS/HIV e Hepatite C. O teste NAT tem com finalidade o aumento da segurança transfusional decorrente da redução do tempo da janela diagnóstica no organismo.

 

Logística

 

De acordo com a logística estabelecida entre a Coordenação Geral do Sangue do Ministério da Saúde, a partir da implantação do teste NAT, as amostras do sangue coletado no Hemose aos sábados devem seguir para Salvador até o meio dia, em função dos horários, com a empresa área responsável pelo transporte. Ocorre que, as doações na unidade, não finalizam antes do meio dia, com isso, as amostras restantes só podem ser encaminhadas para essa análise, na segunda-feira, da semana seguinte.

 

No Hemoba, esse material passa pela análise e depois o resultado é liberado online para o Hemose em Aracaju. Quando todo o processo é realizado no sábado, as plaquetas são liberadas na segunda com validade de três dias. Já o saldo das amostras que só seguem para o teste na segunda, o resultado só é liberado na terça-feira, o tempo de validade da plaqueta reduz para apenas um dia.

 

Doação de plaquetas

 

Conforme ainda, análise da equipe técnica, a mudança não causará prejuízos ao atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado. Isto porque, será estabelecido uma agenda, com um cronograma de doação de plaquetas, por aférese, que será realizado sempre na sexta-feira. A medida visa garantir estoque de plaquetas durante o final de semana.

 

Acompanhe o cronograma de abertura da doação de sangue nos sábados de 2016:

Junho: Dias – 18 e 25/06/2016

Julho: Dia – 09/07/2016

Outubro: Dia – 29/10/2016

Dezembro: Dias -24/12/2016 e 31/12/2016