Hemose recebe primeira ação da campanha ‘Sangue Junino’

postado em: Notícias | 0

A visita técnica realizada por alunos do Colégio Estadual Gaspar Lourenço do município de São Cristóvão, nesta segunda-feira, 5, abriu oficialmente a campanha realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), destinada à sensibilização de voluntários para ampliar as doações de sangue durante o mês de junho. A proposta da ação é preparar os estoques da unidade com todos os grupos sanguíneos A, O, B e Ab, positivo e negativo.

 

Na recepção do cadastro do doador, o grupo com 30 alunos na faixa etária de 16 a 24 anos, foi acolhido pela assistente social, Sandra Medeiros Pantaleão, da gerência de Captação. Para demonstrar a importância de doadores voluntários, ela falou sobre os serviços realizados no Hemose, a exemplo da coleta, fracionamento e dispensação de sangue para rede hospitalar do Estado, cadastro de medula óssea, atendimento a pacientes portadores de doenças hematológicas crônicas e transfusão de hemocomponentes, no ambulatório. “As visitas e as palestras buscam incentivar a participação de todas as pessoas com potencial de se tornar um doador, e o jovem faz parte desse grupo importante, que precisa se envolver com o tema doação de sangue, para fazer desse ato, um hábito saudável e frequente”, disse ao salientar que todos os dias centenas de pacientes em Sergipe necessitam fazer uso de sangue. Pacientes oncológicos, renais, com anemia falciforme, e os atendimentos de urgência necessitam de transfusões sanguíneas sempre”, completou Sandra.

 

A estudante Marcele Mary dos Santos relatou que as informações foram importantes para saber como funciona o serviço. “Eu já vim doar outras vezes, mas não sabia que a doação é tão importante”, justificou. Ivanilson Carlos de Santos Farias, também participou da campanha e doou sangue pela primeira vez. “Eu tinha vontade, mas não tinha surgido uma oportunidade. Foi ai, que o nosso professor Alessandro incentivou com essa campanha. Estamos aqui para fazer o bem às pessoas que precisam”, ressaltou o voluntário.

 

De acordo com a gerente de Coleta, enfermeira Florita Aquino tradicionalmente no mês de junho as pessoas celebram os santos juninos, com destaque para São João e São Pedro. “Por causa das festas, as pessoas mudam suas rotinas, acabam não tendo  repouso e consomem bebidas alcoólicas. Esses são fatores que impactam diretamente no serviço que tem uma redução no número de pessoas em condições para doar”, ressaltou a gestora.

 

‘Sangue junino’

 

A campanha Sangue Junino, promovida pelo Hemocentro de Sergipe visa reforçar o estoque estratégico de sangue da unidade para assegurar atendimento transfusional da rede hospitalar do Estado que em períodos festivos, registra o aumento da demanda por sangue. Ao longo de junho a unidade programou algumas atividades internas e externas, como palestras, visitas técnicas e campanhas com apoio de parceiros fidelizados, além da celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14 de junho. Mais detalhes sobre os serviços através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.