Hemose recebe grupo de universitários para doação de sangue

postado em: Notícias | 42

 

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu na manhã desta terça-feira, 28, a visita de aproximadamente 40 alunos do terceiro ano de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus Lagarto. A visita teve como objetivo apresentar a instituição para que os alunos conheçam os ciclos do doador e de produção do sangue, além de fomentar a importância social da doação de sangue e do cadastro de medula óssea.

 

Acompanhados pelo enfermeiro do Hemocentro, Reinaldo Melo Santos, o grupo iniciou a visita pelo ciclo do doador, passando pelos serviços de cadastro, pré-triagem, triagem clinica e coleta de sangue. Na etapa seguinte, conheceram as áreas técnicas composta pelos laboratórios de sorologia, imunodoador, imunoreceptor, produção e dispensação de sangue e hemocomponentes, para rede hospitalar.

 

O último setor visitado foi o ambulatório do Hemocentro de Sergipe, onde é prestado atendimento com equipe multiprofissional para pacientes portadores de hemoglobinopatias e coagulopatias, além de transfusões sanguíneas, em pacientes em tratamento oncológico.

 

João Marcelo Macedo e Ester Bencz, afirmaram que a visita foi um momento importante para  ampliar o conhecimento. “Recentemente estudamos sobre pacientes com doenças hematológicas, que são assistidos aqui no serviço. Não imaginava que o Hemose trabalhava com toda essa estrutura de processamento do sangue”, declarou João.

 

Responsável pelo grupo, o professor do curso de medicina, Edivan Rodrigo de Paula Ramos, explicou que a visita técnica contempla o modulo de estudo com abordagens nos temas perda de sangue, trauma aberto e fechado, hemorragia em pacientes com distúrbios sanguíneos. “Aqui eles estão conhecendo o trabalho desenvolvido pelo banco de sangue de forma pratica visualizando as rotinas e processos”, ressaltou.

 

Doação

 

Para Gabriella Pereira Marques, o momento foi uma oportunidade para realizar sua primeira doação de sangue. “Desde o ano passado que venho pensando em doar, hoje concretizei um desejo”, disse ao avaliar como positiva a visita. “Adorei tudo, conhecemos todo o serviço e o atendimento ambulatorial. Não imaginava que era tão complexo”, pontuou.

 

“Já estive no Hemocentro da Bahia em Salvador, mas aqui, enquanto estudante, eu tive a oportunidade de conhecer todas as fases do serviço de doação, desde a coleta até os processos de manipulação do sangue. Na visita aos laboratórios vimos os funcionários separando as bolsas, achei tudo muito profissional e organizado”, avaliou Renzo Brito Rodrigues.

 

Visitas técnicas

 

As instituições de ensino técnico e superior interessadas em realizar o agendamento de visitas técnicas, campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea devem entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 8h às 12h.

Ester Bencz, estudante
Ester Bencz, estudante
Gabriella Pereira, estudante
Gabriella Pereira, estudante
João Macedo, estudante
João Macedo, estudante

 

Edivan Ramos, professor
Edivan Ramos, professor